2025-03-20
Fórum Santos Export debate conexão Brasil-Itália no setor portuário

 “A Itália tem um lugar especial para nós, principalmente por conta dos espaços do Porto da Ligúria”, destacou o presidente do Conselho Internacional do Brasil Export

A conexão histórica e econômica entre Brasil e Itália foi tema de um painel durante o Santos Export, fórum regional promovido pelo Grupo Brasil Export, realizado na terça-feira (18) e quarta-feira (19), em Santos. O debate reuniu autoridades e representantes do setor para discutir oportunidades de intercâmbio e cooperação entre os dois países.

O presidente do Conselho Internacional do Brasil Export, Joel Julius, ressaltou que o atual momento de aproximação entre Brasil e Itália reflete a missão internacional realizada pelo grupo no Mediterrâneo no ano passado. “A Itália tem um lugar especial para nós, principalmente por conta dos espaços do Porto da Ligúria”, destacou.

A Ligúria é uma região no noroeste da Itália, conhecida por sua estreita faixa costeira entre o Mar Lígure e as cadeias montanhosas dos Alpes Marítimos e dos Apeninos. Essa região abriga diversos portos de importância histórica e econômica, sendo os principais o Porto de Gênova, Savona, La Spezia e Vado Ligure.

O representante do Governo da Ligúria, Pier Paolo Greco, enfatizou a histórica relação entre Gênova, São Paulo e Santos, ressaltando a relevância da região como um dos destinos turísticos mais conhecidos e únicos do mundo. “A Ligúria é a república marítima mais antiga do mundo e recebe milhares de brasileiros todos os anos”, afirmou.

O painel também contou com a participação da cônsul-honorária do Brasil em Gênova, Elinalva Henrique, do representante da Associação União dos Italianos no Mundo, Fabio Niosi, e do diretor de A&B da MSC para a América Latina, Marco Brogna.

A importância do intercâmbio de experiências no setor portuário já havia sido destacada pelo CEO do Brasil Export, Fabrício Julião, ao encerrar a missão internacional do grupo pelo Mediterrâneo. Na ocasião, Julião ressaltou que essas atividades permitiram um contato valioso com diferentes realidades do setor, tanto no Brasil quanto no exterior, fortalecendo a visão do país como um ator competitivo no mercado global.

Site Benews – 20/03/2025


Voltar