Presidente espera realização do leilão do Tecon Santos 10 para dezembro
Embora haja questionamentos, Anderson Pomini explicou que o projeto e sua modelagem estão maturados, o que deve acelerar o processo de licitação
O diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, afirmou que espera que o leilão do Tecon Santos 10, futuro megaterminal de contêineres e carga geral projetado para a margem direita do Porto de Santos, seja realizado em dezembro deste ano.
Pomini realizou, nesta quinta-feira (18), na sede da APS, uma coletiva de imprensa para atualizar os projetos e cronograma das obras de infraestrutura no complexo.
Ao falar sobre o Tecon Santos 10, o presidente da APS lembrou que o projeto se arrasta há dez anos, entre discussões, reuniões e modelagens para o futuro terminal, que inclusive, chegou a ser pautado dentro do projeto de privatização da Autoridade Portuária.
Atualmente, o projeto está sob análise do Tribunal de Contas da União (TCU) que, após a sua deliberação, o edital será lançado ao mercado e, posteriormente, com a data da licitação.
Embora o Ministério de Portos e Aeroportos ainda não tenha se posicionado oficialmente sobre uma data de leilão, Pomini explicou que acredita no certame ainda neste ano dada a configuração da modelagem do projeto, embora haja questionamentos, principalmente por parte de interessados no ativo portuário.
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) defende o leilão em duas fases para evitar concentração de mercado. Na primeira etapa, armadores que já possuem concessão de terminais no porto não poderiam participar. Caso não haja interessados, uma segunda etapa seria aberta e permitiria a participação dessas empresas.
No Tribunal de Contas, o projeto está sob relatoria do ministro Antônio Anastasia, que apresentará seu relatório para votação do plenário da Corte, prevista ainda para este mês.
Site Benews – 19/09/2025
