2025-09-16
Navio graneleiro chinês encalha ao entrar no Porto de Santos

Embarcação iria realizar operação de descarga de fertilizantes em um terminal da margem esquerda

Um navio graneleiro encalhou nas proximidades da saída do canal de acesso do Porto de Santos (SP). Segundo as autoridades, o incidente foi registrado no domingo (14), quando a embarcação realizava uma manobra para entrar no complexo portuário santista.

O caso ocorreu com o navio Shandong Xin Ze, graneleiro da companhia chinesa Shandong Shipping Corporation. Conforme informações iniciais obtidas pela Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), a embarcação teria ficado sem propulsão durante a manobra de entrada.

Em nota, a Autoridade Portuária de Santos (APS) informou que a navegação do canal foi interrompida entre as 18h e as 21h, até o navio ser fundeado, com apoio de rebocadores. O incidente não prejudicou o tráfego de navios e nem as operações portuárias.

A Marinha destacou que a Capitania dos Portos acompanha a situação desde o começo e coordena, junto ao agente e ao armador da embarcação, as ações de salvamento necessárias. Informou ainda que dois rebocadores permanecem posicionados ao largo da embarcação para evitar que ela derive para águas mais rasas.

A APS disse que o navio Shandong Xin Ze estava programado para atracar no domingo no Termag, na margem esquerda do Porto de Santos, para operação de descarga de fertilizantes. Por fim, a Capitania dos Portos informou que foi instaurado um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) para apuração das causas do acidente.

Site Benews – 16/09/2025


Voltar