Sopesp lançará programa em 2025 para atender necessidade de operadores
O Sindicato dos Operadores Portuários de São Paulo (Sopesp) vem trabalhando com seus associados para entender quais as posições e cargos que estão com maior demanda no Porto de Santos (SP). O programa, que está sendo idealizado em conjunto com o Fundação do Centro de Excelência Portuária de Santos (Cenep), deverá ser lançado no primeiro trimestre de 2025.
“Existe, de fato, uma demanda de algumas posições específicas, tanto que o Sopesp vem identificando com os operadores quais posições para tentar criar, junto com o Cenep, um treinamento, uma qualificação, para que as pessoas que tenham interesse nesta função que é mais buscada”, disse Ricardo Molitzas, diretor-executivo do Sopesp.
Segundo o executivo, os cargos específicos mais procurados são técnicos na parte de elétrico e de mecânico, mas que outras áreas também estão sendo mapeadas.
“O comitê de recursos humanos do Sopesp está trabalhando para identificar outras posições para que a gente trabalhe do mesmo jeito. Nós temos apoio da Prefeitura de Santos, então nossa vontade é fazer com que as pessoas que buscam uma colocação se engajem nesse treinamento para que estejam disponíveis para o mercado de operação portuária”, pontuou.
Anderson Pomini destacou que as oportunidades em especial no Porto de Santos possuem uma tendência de crescimento.
“Todo setor portuário brasileiro tem carência muito grande de mão de obra qualificada. No Porto de Santos hoje nós temos mais de mil vagas disponíveis, que não são preenchidas por uma exigência técnica. O porto gera empregos e esse debate com a comunidade acadêmica é vital para que tenhamos qualificações na mão de obra”, declarou.
Site Benews – 28/11/2024