Porto do Açu realiza 1º operação de exportação de café
Foram embarcados 15.520 toneladas do produto no Terminal Multicargas (T-Mult)
O Porto do Açu, terminal privado localizado em São João da Barra, no Rio de Janeiro, realizou neste mês de outubro, a primeira operação de exportação de café em big bags. A operação ocorreu no Terminal Multicargas (T-Mult).
Ao todo, 15.520 toneladas de café das variedades arábica e conilon, provenientes de produtores do Sul e Leste de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia, foram embarcadas para Hamburgo, na Alemanha. Segundo o Porto do Açu, a operação foi realizada pelo operador logístico C. Steinweg Group.
“O Açu tem condições de oferecer soluções customizadas e eficientes para apoiar o forte crescimento do agronegócio e da indústria brasileira. Temos uma infraestrutura de classe mundial para viabilizar o escoamento dos diversos tipos de cargas vindos do estado e queremos contribuir para reduzir custos e ampliar a competitividade dos produtos nacionais”, disse João Braz, diretor Comercial e de Terminais do Porto do Açu.
Em 2023, o T-Mult movimentou 2,1 milhões de toneladas, um aumento de 33% em relação ao ano anterior. Operando 24 horas por dia e sem filas de espera, o terminal aposta em contratos flexíveis e soluções adaptadas para diferentes tipos de carga.
Até o final de 2024, o T-Mult terá 500 metros de cais com calado de 13,1 metros e capacidade para operar dois navios simultaneamente. A capacidade de movimentação anual alcançará 2,7 milhões de toneladas, com potencial de duplicar para cinco milhões de toneladas nos próximos anos, com a expansão da área de armazenagem.
Site Benews – 24/10/2024