2024-03-27
Modelagem de concessão de canais de acesso ainda não está maduro, dizem especialistas

Região Sul terá os dois primeiros projetos de concessões de canais aquaviários, em Paranaguá e em Rio Grande

Um dos assuntos mais quentes que envolvem o setor portuário na região Sul do Brasil envolve a concessão dos canais de acessos, principalmente os de Paranaguá e de Rio Grande, que, respectivamente, serão os primeiros a serem concedidos à iniciativa privada pelo Governo Federal. No segundo painel do Sul Export, Fórum Regional de Logística, Infraestrutura e Transportes, debatedores disseram que veem “com cautela” o processo de modelagem proposto.

A Diretora-Executiva do Instituto Praticagem do Brasil, Jaqueline Wendpap, disse que a proposta de concessão de Paranaguá ainda apresenta problemas quanto à sua modelagem. Entre os fatores, ela citou a precificação do seguro ambiental ao concessionário.

“Nós temos situações de risco severas, de que isso não vai dar certo. Vejo que tem que amadurecer muito o projeto, não está um processo maduro. Ele não está coerente”, comentou.

A executiva acredita que é necessário dar um passo para trás envolvendo o tema, ou seja, repensar se o melhor caminho para a dragagem dos canais de acesso é mesmo através de concessões com a iniciativa privada.

Na mesma linha, o consultor e sócio da 4 Infra, Casemiro Tércio Carvalho, pontuou que a modelagem referente a Paranaguá apresenta vícios.

“No processo que está em andamento, há muitos riscos envolvidos no contrato. Não há desenho sobre o que a concessionária vai assumir ao meio ambiente. A precificação de eventuais riscos do contrato firmado precisa ser melhor discutido”, analisou.

Participaram do painel ainda Ricardo Delfim, Diretor Comercial da Jan de Nul, e Cristiano Klinger, diretor-presidente da Portos RS.

O Fórum Sul Export é uma iniciativa e realização do Grupo Brasil Export, com apoio institucional do Ministério de Portos e Aeroportos. A produção é da Bossa Marketing e Eventos e a mídia oficial da Rede BE News.

Site Benews – 27/03/2024


Voltar