2023-05-22
Zortea entrega projeto em São Francisco do Sul na próxima semana

Escopo no berço do Tesc inclui silos verticais para soja, além de obras complementares. Construtora percebe crescimento em demandas do agronegócio a partir de maio

A Zortea Construções entregará, na próxima semana, um complexo industrial em São Francisco do Sul (SC). O projeto, que inclui silos verticais para soja, além de obras complementares, abrange um terminal portuário para exportação de granéis, no berço privado (Tesc) do porto local. De acordo com a construtora, focada no agronegócio e em obras portuárias, o pacote será concluído em 14 meses de execução, com a entrega e inauguração oficial prevista para quinta-feira (25).

A obra, em contrato turn-key com a Zortea, contempla a recepção rodoviária com duas plataformas basculantes; três silos verticais (com capacidade total de 90.000 toneladas de armazenagem); e a expedição portuária com equipamentos (shiploader) para 2.000 toneladas por hora.

De acordo com a Zortea, o investimento é da ordem de R$ 250 milhões, entre obra civil, elétrica e mecânica (equipamentos). A empresa acrescentou, em nota, que essa obra de São Francisco do Sul está localizada dentro de um terminal portuário já existente e foi idealizada em uma área antes sem uso, o que dispensou intervenções relevantes no entorno.

A Zortea avalia que o mercado do agronegócio voltou a ficar bastante aquecido a partir de maio deste ano. Além do Tesc, a construtora está trabalhando atualmente em obras em: Paranaguá e Palotina, no Paraná; São Francisco do Sul (SC); Santos, Morro Agudo e Sertãozinho, em São Paulo; Dourados (MS); Sinop, Nova Mutum e Novo Mundo, no Mato Grosso; São Luís (MA); e Salvador (BA). Todos os contratos nessas localidades estão relacionados ao setor do agronegócio, especialmente no complexo soja/açúcar/fertilizantes.

Site: Portos e Navios – 22/05/2023


Voltar