Portos do Paraná avança na implantação do Mapa Estratégico
A Portos do Paraná avançou mais uma etapa na implantação do Mapa Estratégico 2022-2027. No primeiro ano de projeto, a empresa pública já colheu resultados expressivos que auxiliam na gestão e consolidam o posicionamento voltado ao mercado.
Um dos ganhos proporcionados é a abertura de duas novas áreas, gestão de projetos e gestão de riscos, que contam com a participação efetiva de membros de todas as diretorias da administração portuária.
“A área de riscos foi apresentada à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e ao Tribunal de Contas da União (TCU), órgãos de controle que sinalizaram positivamente para os novos rumos da empresa pública com a implantação do Mapa Estratégico”, afirma o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
Os resultados colhidos ao longo de 2022 também foram apresentados aos membros do Conselho da Autoridade Portuária e do Conselho de Administração.
Com o objetivo de ampliar a qualificação profissional dos colaboradores, foram oferecidos cursos e capacitações envolvendo gestão de riscos, gerenciamento de projetos, trabalho em equipe, entre outros.
RESULTADOS - Outro destaque da primeira etapa da implantação do Mapa Estratégico é o foco em desempenho institucional. Oito painéis integrados de acompanhamento em tempo real com dados e indicadores das áreas foram criados, além do Business Intelligence (BI) onde os colaboradores podem fazer consultas para tomada de decisões.
Outro destaque está na economia de recursos para os cofres públicos com a implantação dos BIs, e das sistemáticas que envolvem as áreas de gestão de projetos e riscos dentro da própria empresa. A estimativa da empresa pública é de economia de cerca de R$ 5 milhões.
Logo no primeiro ano de implantação já foi possível mensurar resultados com o planejamento estratégico. A alta na implantação da gestão pró-resultados chegou a 100% e o aumento no engajamento corporativo, a 789%.
Site: Assessoria de Comunicação da APPA – 22/02/2023
