2023-01-09
Cresce o número de navios movidos a combustíveis alternativos

A expectativa, segundo DNV, é que 2023 siga o mesmo padrão de 2021 e 2022

Em 2022, 275 navios movidos a combustíveis alternativos foram encomendados. De acordo com o relatório publicado pela DNV, em primeiro lugar estão os navios movidos a Gás Natural Liquefeito (GNL) e em segundo, movidos pelo metanol. Atualmente, há 876 navios movidos a GNL e 82 a metanol no mundo todo.

Com 222 navios encomendados, as novas construções de GNL representaram 82% do total de pedidos de navios movidos a combustível alternativo. 74% eram porta-contêineres e pure car and truck carrier (PCTC), e em terceiro lugar, com 9% dos pedidos, estão os navios-tanque de produtos.

Segundo a DNV, contra todas as probabilidades, 2022 conseguiu chegar bem perto de atingir recordes, assim como 2021 (240), em encomendas de navios movidos a GNL. A contagem total de navios movidos a GNL em operação e encomendados agora é de 876, incluindo 104 novos que entraram em operação em 2022, representando um crescimento de 41% na frota a vela.

Com 35 navios, principalmente porta-contêineres, o metanol foi classificado como o segundo combustível alternativo mais popular para encomendas de novos navios no ano passado. Agora, o mundo conta 82 navios movidos a metanol.

Mas 2022 também trouxe uma surpresa: foram encomendados 18 navios capazes de operar com hidrogênio. Eles variam entre pequenas embarcações de transferência de tripulação para a indústria eólica offshore, que são construídas para operar totalmente com hidrogênio, a grandes navios de cruzeiro instalando células de combustível movidas a hidrogênio que cobrem uma porção menor da demanda de energia a bordo.

Segundo Martin Wold, consultor principal do negócio de Consultoria Marítima da DNV, atualmente, nem todos estão operando totalmente com combustível GNL, mas existem bolsões geográficos onde o combustível ainda tem preços competitivos e é abastecido regularmente. "O crescimento subjacente do combustível é, no entanto, muito forte e o mercado provavelmente retornará com um boom em algum momento, com volumes de bunker que devem triplicar em um período de tempo muito curto", comentou.

Para a empresa de consultoria, 2023 será semelhante ao ano que passou, em termos de novos pedidos de combustíveis alternativos. “Os pedidos provavelmente se materializarão em tipos e tamanhos de navios um pouco diferentes em relação ao ano passado, acompanhando o mercado de novas construções em geral”, acrescentou Wold.

É esperado também que, em 2023, a maioria dos navios encomendados com combustíveis alternativos seja de combustível duplo de GNL. Para Wold, os pedidos de combustível duplo de metanol também devem continuar e possivelmente crescer em termos do número de navios encomendados. Em comparação com o GNL, os sistemas de combustível de metanol são menos dispendiosos e mais fáceis de instalar no estaleiro, principalmente em embarcações menores, e para os proprietários operarem.

Site Portos e Navios – 09/01/2023


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