2023-01-04
Mercado internacional para apoio offshore se recupera

Fluxos de caixa recordes estão impulsionando investimentos em projetos upstream, onshore e offshore e produtores de energia

O mercado internacional de embarcações de apoio offshore tem se recuperado gradativamente. Segundo o relatório da Riviera Maritime Media, em 2022 houve um aumento na utilização e lucratividade da frota. Dessa forma, em 2023 os proprietários podem esperar uma demanda maior e realizar investimento a longo prazo. Entretanto, haverá também uma pressão para reduzir as emissões de gases poluentes.

Atualmente, há uma demanda por parte de grandes empresas e acionistas pedindo negócios mais sustentáveis. Dessa forma, maiores investimentos estão sendo direcionados para energias renováveis e, particularmente, para a energia eólica offshore. O investimento em energia eólica offshore está atualmente em cerca de US$ 40 bilhões por ano, com previsão de aumentar para mais de US$ 50 bilhões em 2024 e pode ultrapassar o capex, ou investimentos em bens de capitais, em petróleo e gás offshore até 2028.

A maioria dos projetos está em águas rasas com instalações fixas de geração de energia. Entretanto, o relatório enfatiza que mais investimentos estão indo para o vento flutuante, já que nações sem plataformas continentais rasas buscam ter suas próprias fontes de energia renováveis.

Grande parte das novas construções de embarcações offshore e algumas conversões de embarcações foram focadas na construção ou manutenção de parques eólicos offshore. Espera-se que isso continue em 2023, embora os proprietários precisem ter cuidado para não sobrecarregar o mercado, pois a concorrência pode ser acirrada.

Além disso, a incerteza energética vem elevando os preços de energia e de investimento em todo o mundo. Por isso, cada dia mais energias renováveis têm sido consideradas. Fluxos de caixa recordes estão impulsionando investimentos em projetos upstream, onshore e offshore, e produtores de energia, sejam entidades estatais ou empresas internacionais, estão buscando sancionar novos desenvolvimentos para sustentar a produção e construir reservas.

Durante a Conferência do Oriente Médio do Offshore Support Journal, em dezembro de 2022, o analista sênior e gerente de produto da Rystad Energy, Martin Opsahl Lysne, afirmou que a próxima onda de investimentos offshore é visível por meio da linha de decisões finais de investimento (FIDs) que as empresas de energia devem tomar em 2023.

O capex de investimento sancionado pode aumentar para mais de US$ 120 bilhões se todos os FIDs esperados forem realizados em 2023, em comparação com cerca de US$ 50 bilhões em 2022. As principais regiões para investimento são América do Sul, Oriente Médio, Europa Ocidental, África Ocidental, América do Norte e Sudeste Asiático.

O maior investimento offshore leva a uma demanda mais forte por plataformas de perfuração, embarcações de construção submarina e OSVs (Offshore Support Vessels), aumentando a utilização e as taxas de afretamento. Entretanto, de acordo com o relatório, embora ainda haja um excesso de navios ociosos antigos, muitos desses OSVs nunca retornarão ao mercado, mantendo a demanda apertada e garantindo que as taxas diárias lucrativas continuem em 2023.

Após quase um ano de fretes estáveis, utilização crescente e oferta apertada, houve um lento retorno às encomendas de novas construções nos estaleiros. De acordo com a BRL Shipping Consultants, 29 embarcações de apoio offshore foram encomendadas em 2022 de estaleiros em todo o mundo, em comparação com 13 em 2021.

As encomendas de novas construções serão aceleradas em 2023, com mais empresas de energia exigindo embarcações modernas. E proprietários sem disponibilidade no mercado para adquirir embarcações de segunda.

Alguns proprietários, tendo vendido embarcações antigas fora do mercado offshore, precisarão investir em novas embarcações para revitalizar suas frotas e aumentar sua participação no mercado.

O relatório destaca ainda que há um excesso de oferta de embarcações de apoio offshore, mas muito menos manuseadores de âncoras e embarcações de apoio à construção submarina disponíveis, que é para onde o investimento em novas construções deve estar indo.

Site Portos e Navios – 04/01/2023


Voltar