2022-12-29
Estaleiro Hyundai corta o primeiro aço de um porta-contêiner a metanol para a Maersk

O estaleiro sul-coreano Hyundai Heavy Industries realizou nesta quarta-feira (28) a cerimônia do primeiro corte de aço do que será o navio inaugural da série de 19 de porta-contêineres movidos a metanol para a Maersk.

Serão seis navios com capacidade nominal de 17.000 TEUs encomendados em outubro passado, 12 boxships de 16.000 TEUs e um navio feeder encomendado em 2021. Os navios bicombustíveis serão capazes de queimar metanol, bem como combustível convencional com baixo teor de enxofre.

Espera-se que o feeder se junte à frota da Maersk em 2023, enquanto a primeira nova construção do lote de 16.000 TEUs está prevista para entrega em 2024. Os seis navios de 17.000 TEUs devem ser entregues em 2025 e navegarão sob a bandeira da Dinamarca.

O peso pesado do transporte de contêineres disse que, quando todos os 19 navios encomendados forem implantados e substituídos por navios mais antigos, eles gerarão uma economia anual de emissões de CO2 de cerca de 2,3 milhões de toneladas.

Os navios precisarão de aproximadamente 750.000 toneladas anuais de metanol verde, de acordo com a Maersk, que está em uma campanha massiva de construção de parcerias nos últimos dois anos com o objetivo de garantir o fornecimento de metanol verde para seus navios.

A empresa assinou oito acordos de fornecimento com parceiros em todo o mundo, sendo o mais recente firmado com a SunGas Renewables, Inc., com sede nos Estados Unidos, uma subsidiária da GTI Energy.

Site Portos e Navios – 29/12/2022


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