Fundo VCM Global investirá em provedora digital da cadeia logística
MTM Logix, co-fundada por ex-executivos da Maersk, receberá aportes para fortalecer plataforma de gerenciamento processos de logística e de controle e reação para cadeia de suprimentos. Foco será necessidades logísticas globais nos EUA, México, Brasil e América Central
O fundo de private equity e investidor institucional VCM Global Asset Management realizará investimentos na provedora digital da cadeia de logística MTM Logix, empresa cofundada por Mario Veraldo, ex-chefe da Maersk México e ex-diretor comercial da Maersk na costa leste sul-americana. Os fundadores da MTM apostaram numa releitura do conceito de ‘torres de controle’ para embarque internacional, com customização e automação de forma ampliando o controle de remessas para a completa terceirização da cadeia de suprimentos, por meio da oferta de um balcão único que atende necessidades logísticas globais nos Estados Unidos, no México, Brasil e na América Central.
O objetivo é ter uma plataforma centrada no México, mas em condições de servir Estados Unidos e que possa também exportar o negócio para outros mercados. “Nossa tese é que cresceremos de maneira global, abrindo mercados, mas com enfoque global”, projetou o CEO da MTM Logix, Mario Veraldo, em entrevista à Portos e Navios. O executivo acredita que guerra e pandemia amplificaram problemas que já não eram novidade. “O que mudou hoje é que a necessidade de resiliência nas cadeias de suprimentos ficou mais evidenciada por esses problemas, mas eles já estavam aí há muito tempo”, analisou Veraldo.
A MTM destacou que os recursos investidos pela VCM vão acelerar a contratação e o desenvolvimento de infraestrutura nesses mercados que estão no radar. “Os consumidores estão pagando preços muito mais altos ou descobrindo que os produtos não estão chegando às prateleiras dos supermercados ou varejistas no Brasil, o que leva a picos de inflação no país e em todo o mundo, e causa dores de cabeça para as empresas, deixando diretores de logística acordados durante a noite”, afirmou.
Veraldo lembrou que o setor logístico global é conhecido por seus gargalos estruturais, ao automatizar, personalizar, e usar soluções mecânicas inteligentes para transformar cadeias de suprimentos e processos logísticos de empresas de médio e grande porte, evitando crises caso a cadeia de logística venha a parar. Ele observa que o setor tem tecnologia disponível e experiência de décadas, porém chama a atenção para a importância da capacidade de reagir assim que os atrasos ocorrem. O provedor de serviços de gerenciamento de logística digital e despachante de frete também usa big data para refinar a eficiência da cadeia de suprimentos, aumentando a previsão do transporte de mercadorias.
Com a participação que a VCM assumirá, o diretor administrativo Santiago Tello, co-investidor e presidente da Câmara Fintech Argentina Ignacio Plaza, se juntará ao conselho da MTM Logix, trazendo capital de risco, conhecimento financeiro e tecnológico de importância crítica para a investida. Os co-fundadores da MTM, Andrea Velasquez, ex-gerente de vendas da Maersk México, e Gerardo Velázquez, vão assumir as posições de Chief Operating Officer (COO) e Chief Financial Officer (CFO), respectivamente.
A MTM Logix foi criada depois que Veraldo e Velasquez se uniram para identificar e desenvolver soluções para problemas críticos da cadeia de suprimentos criados pela pandemia. Para Veraldo, a logística nunca foi tão complexa e os clientes precisam de habilidade para reagir. A aposta da empresa é ferramentas que ajudem a identificar quando e onde a carga fica presa, em seus diferentes modais.
A MTM Logix é um dos investimentos importantes que a VCM realizou recentemente como investidor institucional. A empresa busca encontrar oportunidades exclusivas fora do mercado nas Américas e na Europa. Fundada em 2010, a VCM e suas empresas afiliadas administram US$ 1 bilhão em nome de instituições, escritórios familiares e indivíduos com alto patrimônio líquido. O diretor administrativo da VCM Global Asset Management e membro do conselho da MTM Logix, Santiago Tello, disse que a decisão pelo aporte levou em conta as ferramentas para gerenciamento de cadeia de suprimentos e corretagem de frete.
O escopo da MTM Logix, que tem sede na Cidade do México, reúne processos de gerenciamento de pedidos e contratos, visibilidade de contêineres, visibilidade de fábricas e revendedores, desempenho de agentes e transportadoras, acompanhamento, alertas e notificações de chegada, insights oceânicos e automação de fluxo de trabalho e análise contínua.
Portos e Navios – 22/11/2022
