2022-11-04
Santos Brasil espera iniciar obras de 2 terminais de granéis líquidos ainda este ano

Projeto abrange ampliação de capacidade, de 50 mil m³ para 110 mil m³, em duas instalações brownfield (TGL3 e TGL1) no Porto do Itaqui (MA), além do aumento e atualização da automação, mais posições ferroviárias e melhoria do acesso e do trânsito rodoviário interno

A Santos Brasil prevê que as obras dos seus dois terminais brownfields de granéis líquidos (TGL3 e TGL1) no Porto do Itaqui (MA) começarão ainda neste ano. De acordo com a empresa, o projeto já foi aprovado tecnicamente e aguarda a assinatura no órgão ambiental. O projeto abrange a ampliação de capacidade de 50 mil metros cúbicos (m³) nos terminais brownfield para 110 mil m³, além do aumento e atualização da automação, mais posições ferroviárias e melhoria do acesso e do trânsito rodoviário interno. Em setembro deste ano, a Santos Brasil obteve autorização para operar seu primeiro terminal no porto maranhense, o TGL 3, com capacidade nominal de 20 mil m³, distribuída em sete tanques para armazenamento de diesel, gasolina, etanol anidro e biodiesel.

No total, estão previstos investimentos de cerca de R$ 600 milhões — incluindo as outorgas — nos três terminais arrematados em leilão no ano passado. Quando estiver 100% operacional, a unidade terá capacidade nominal de 201 mil m³. O projeto do terminal greenfield prevê a construção de 80 mil m³ de capacidade e de toda a infraestrutura do terminal. O prazo é de três anos contados a partir de abril de 2022 para os dois terminais brownfield e quatro anos para o greenfield.

O diretor de granéis líquidos da Santos Brasil, Carlos Quintero, disse que os terminais atuais têm capacidade aproximada de 50 mil m³ e espera-se que os clientes movimentem esse volume mensalmente, quando o terminal estiver com toda a sua capacidade sob contratos. “Nos próximos meses, devemos iniciar com baixa movimentação. Os terminais estavam parados até agora e devem capturar crescimento da demanda dos clientes do porto e aumentar sua ocupação progressivamente”, projetou Quintero.

A Santos Brasil estima que o investimento nas obras supere R$ 500 milhões até 2026. “Aproveitaremos que estamos construindo e assim as expansões estarão no estado da arte em automação. Isto nos trará mais produtividade e, principalmente, mais segurança de processo”, acredita Quintero. Além das instalações, a Santos Brasil quer usar sua expertise em operações portuárias no novo negócio (granéis líquidos). A operação de granéis líquidos é uma das três principais frentes da estratégia de crescimento em que a Santos Brasil está focada, juntamente com contêineres e logística, segmentos já tradicionais do grupo.

A empresa afirma investir em mercados onde possa se diferenciar agregando valor à cadeia de suprimentos de seus clientes, por meio de serviços customizados. Em granéis líquidos, a atuação da companhia teve início em abril de 2021, quando arrematou em leilão três terminais no Porto do Itaqui, que é considerado hub de distribuição de derivados de petróleo para as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste e tem potencial ligado ao crescimento do agronegócio. Na área de granéis líquidos, a Santos Brasil identifica uma série de oportunidades em produtos que crescem muito nas importações, como metanol ou soda cáustica e os relacionados a novas energias, como gás natural liquefeito (GNL), amônia e hidrogênio.

“Especificamente no Porto do Itaqui, espera-se um crescimento forte na movimentação de diesel, proporcionado pelo agronegócio e pela abrangência de área cada vez maior que o transporte por ferrovia torna competitivo”, destacou Quintero à Portos e Navios. Para o diretor, as incertezas estão ligadas principalmente ao baixo crescimento do país nos tempos recentes e à política econômica em geral. O ponto positivo, segundo Quintero, está no agronegócio, que vem se mostrando resiliente, contribuindo para a aposta da Santos Brasil em Itaqui.

Sie: Portos e Navios – 04/11/2022


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