2021-10-11
Movimentação de navios no Porto de São Francisco do Sul cresce 17% em 2021

Apesar do aumento, o Sindicato dos Operadores Portuários de São Francisco do Sul aponta a falta de investimentos como principal entrave para o desenvolvimento do trabalho

Nos oito primeiros meses deste ano, o Porto de São Francisco do Sul recebeu 320 navios cargueiros, o que representa um aumento de 17% em comparação com o mesmo período de 2020, quando atracaram 274 embarcações. Isso representa uma média de 40 navios por mês, neste ano, enquanto que no ano passado chegou a 34.

O aumento foi impulsionado pela carga geral, principalmente madeira, celulose e ferro fundido, que no primeiro semestre de 2021, movimentou 2,4 milhões de toneladas, contra 1,3 milhão no ano passado, um acréscimo de 77%. A importação de produtos siderúrgicos está diretamente relacionada com a retomada da atividade econômica pós-pandemia, especialmente, na área da construção civil. A movimentação de cargas no primeiro semestre deste ano foi 21,5% superior ao mesmo período de 2020. No ano passado, foram 5,8 milhões de toneladas e, em 2021, 7,1 milhões. As informações são da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

As cargas mais movimentadas no Porto de São Francisco são soja, fertilizantes e bobinas de aço e segundo André Ferreira Costa, gerente de Operações do Porto de São Francisco do Sul, as que estão em alta no porto catarinense são as do setor siderúrgico. “A importação de bobinas de aço passou de 280 mil toneladas em janeiro para 321 mil em setembro, aumento de 14% em nove meses”, conta o Gerente de Operações que aponta uma mudança no perfil das cargas. “O setor siderúrgico aumentou exponencialmente.

Por outro lado, a exportação de milho será insignificante, por causa da quebra na safra de grãos em todo o país, por razões climáticas. A tendência é que a movimentação até o final do ano se mantenha conforme o mês de setembro, em torno de 1 milhão de toneladas por mês”.

Apesar dos volumes de carga geral terem aumentado, a falta de investimentos no porto que é público, tem dificultado o trabalho dos operadores portuários. É o que aponta o Sindicato dos Operadores Portuários de São Francisco do Sul. A entidade alega que há mais de 10 anos não há investimentos no porto. “Os operadores têm se esforçado para dar conta da demanda, todavia o Porto Público de SFS precisa com a maior urgência, destravar os investimentos. Como exemplo, temos um novo Gate In pronto há mais de 5 anos, que há pouco tempo opera para caminhões vazios, na sua entrada, assim mesmo por aquiescência pró-ativa da Receita Federal, mas segue sem ser operado em sua integralidade, prejudicando as descargas e cargas para os navios de carga geral”, ressalta o Sindicato por meio de sua assessoria. “Espera-se que a atual gestão destrave as pendências de anos, e traga os investimentos de volta, sejam eles públicos ou privados, nossa maior urgência. Esta situação pode mudar, e os operadores portuários de SFS estão prontos para responder rapidamente, só nos falta que os regramentos sejam atualizados e os investimentos permitidos”, conclui.

Site Portos e Navios – 11/10/2021