2026-02-12
Portos do Paraná disponibiliza ferramenta de monitoramento meteorológico

Sistema também vai ter alertas e está em fase de conclusão até março

A Portos do Paraná passou a disponibilizar em seu site oficial a previsão do tempo fornecida pelo SIMPORT (Sistema de Monitoramento de Tráfego Aquaviário e Dados Meteoceanográficos), ferramenta que opera 24 horas por dia e reúne informações meteorológicas, climáticas e parâmetros oceanográficos essenciais para a rotina portuária.

O sistema apresenta dados como correntes marítimas, marés, ventos, ondas e índices de chuva, contribuindo para maior precisão no planejamento das operações nos portos de Paranaguá e Antonina. Atualmente, o público tem acesso às informações gerais sobre as condições do tempo nessas regiões, enquanto a Autoridade Portuária utiliza uma versão mais completa da plataforma, voltada ao planejamento, fiscalização e definição de operações.

O SIMPORT é resultado de um projeto desenvolvido internamente pelo Comitê de Inovação da Portos do Paraná (CINOV). A iniciativa surgiu após a participação de integrantes do comitê em eventos dos setores de logística e inovação, onde foi identificada a oportunidade de criar uma solução tecnológica com esse perfil. O sistema começou a ser estruturado em setembro de 2024 e, após a consolidação dos testes, foi disponibilizado ao público em fevereiro deste ano.

Os dados são coletados de forma contínua por equipamentos instalados nos dois portos e analisados por um meteorologista, responsável por elaborar resumos do cenário regional e local. A proposta é oferecer uma previsão hiperlocal, com maior nível de confiabilidade em comparação aos sistemas tradicionais do mercado, que operam com escalas geográficas mais amplas.

Segundo o coordenador de Monitoramento e Qualidade e integrante do CINOV, Vader Braga, o sistema nasceu da necessidade de acompanhar a previsão meteorológica com maior precisão. “O sistema surgiu da necessidade de acompanhar a previsão meteorológica com maior precisão e planejar as atividades portuárias conforme as condições do tempo, gerando melhor aproveitamento dos recursos e das janelas operacionais”, afirma.

As informações coletadas alimentam um banco de dados estratégico, especialmente relevante para o setor de operações, responsável por manobras de atracação e desatracação de navios e pela movimentação de cargas. A ferramenta também contribui para o planejamento de janelas operacionais, incluindo manutenções de infraestrutura que dependem de maré baixa e ausência de chuva.

De acordo com a coordenadora de Tráfego Marítimo, Renata Gusmão, o sistema amplia a segurança e a previsibilidade das atividades. “O SIMPORT também contribui para o planejamento das janelas operacionais, permitindo a realização de manutenções de infraestrutura, especialmente em atividades que exigem maré baixa e ausência de chuva, garantindo maior previsibilidade e melhor aproveitamento desses períodos”, diz.

Renata também ressaltou a importância do sistema em situações adversas. “O sistema auxilia nas tomadas de decisão das programações operacionais, especialmente nos processos de atracação e desatracação em condições climáticas adversas, como tempestades”, conclui.

Uma nova plataforma, com dados técnicos mais detalhados e integração entre a Autoridade Portuária e os operadores, está em fase final de desenvolvimento e deve ser lançada em março. Após a padronização dos parâmetros e atualização dos procedimentos operacionais, o sistema será compartilhado com toda a comunidade portuária, acompanhado de ampla divulgação e realização de workshop.

Site Benews – 12/02/2026


Voltar