Portonave bate recorde de movimentação de contêineres em um único navio
Operação do CMA CGM Bahia movimentou 6.180 contêineres entre os dias 29 e 31 de dezembro
A Portonave, terminal portuário privado de Navegantes, em Santa Catarina, registrou um recorde na movimentação de contêineres em um único navio. Entre os dias 29 e 31 de dezembro, na operação do navio CMA CGM Bahia, foram movimentados 6.180 contêineres em 42 horas, o maior volume já registrado em uma única embarcação na história da Portonave.
Segundo a companhia, a produtividade média do navio foi de 149 movimentos de contêineres por hora (MPH). O desempenho supera o recorde anterior de 5.661 movimentos, alcançado em março de 2024 durante a operação do navio Kota Pelangi.
O Bahia pertence à frota do armador francês CMA CGM e integra o serviço SEAS2, que conecta a Ásia à Costa Leste da América do Sul, com escalas na costa brasileira e nos portos de Colombo (Sri Lanka), Tianjin, Qingdao, Ningbo, Xangai, Shekou, Singapura e Hong Kong. Pelo serviço são recebidos produtos como pneus, tecidos, eletrônicos e plásticos, entre outros.
A embarcação possui 336 metros de comprimento, 51 metros de boca (largura), capacidade para 13.264 TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) e 2.400 tomadas reefers para cargas com temperatura controlada. O navio, que começou a operar em 2023, faz parte da nova geração de embarcações sustentáveis do armador, tendo o Gás Natural Liquefeito (GNL) como principal fonte de energia, e foi o primeiro navio movido a GNL a atracar na costa brasileira, em fevereiro de 2024.
As embarcações bicombustíveis movidas a GNL contribuem para a redução de emissões, evitando até 99% das emissões de enxofre, 92% de óxidos de nitrogênio e 91% de partículas. Além disso, estão preparadas para utilizar combustíveis neutros em carbono assim que a infraestrutura de abastecimento estiver disponível no Brasil.
De janeiro a novembro, o Terminal Portuário movimentou 1 milhão de TEU, com a melhor produtividade do país, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), 114 MPH, consolidando-se como referência nacional no segmento. Ao longo de 18 anos de operação, a Portonave encerrou 2025 com a marca de 10 mil escalas de navios recebidas e 14 milhões de TEU movimentados.
Site Benews – 05/01/2026
