Porto de Paranaguá detalha projeto de modernização do sistema elétrico
Projeto apresentado em audiência pública prevê aumento da capacidade elétrica de 5 MW para 60 MW, garantindo mais confiabilidade e atendimento à expansão do Porto de Paranaguá
A Portos do Paraná promoveu uma audiência pública para apresentar e receber contribuições ao Projeto Básico da ampliação e modernização do sistema de distribuição de energia elétrica para a faixa portuária do Porto de Paranaguá.
O projeto ampliará a capacidade dos atuais 5 MW para 60 MW. Esse aumento de capacidade da unidade contempla as necessidades já previstas para os próximos anos. Todos os participantes puderam fazer questionamentos. A empresa pública, inclusive, já recebeu perguntas, dúvidas e sugestões enviadas pelos interessados.
“Essa audiência foi muito importante para a Portos do Paraná e para toda a comunidade portuária, para darmos visibilidade no projeto que irá atender demandas futuras. O Porto de Paranaguá está em expansão com os píeres em ‘T’ e em ‘F’. Essa modernização trará maior confiabilidade ao nosso sistema de distribuição de energia”, destacou Victor Kengo, diretor de Engenharia e Manutenção da empresa pública.
De acordo com o gerente de Manutenção Geral, Normando Marcondes, a nova linha dedicada ao Porto de Paranaguá vai ampliar a capacidade de fornecimento de energia em 12 vezes.
“Nós temos uma oferta de 5 megawatts e vamos ampliar para 60 megawatts. A implantação da nova subestação de distribuição acompanha a previsão de aumento da demanda com a construção de novas estruturas no nosso cais. É um projeto bem robusto para atender os próximos anos”, apontou.
Além da maior capacidade, a nova linha vai trazer também maior confiabilidade e estabilidade. “Não iremos depender de nenhuma outra subestação intermediária de rebaixamento da Copel. A ligação será diretamente na subestação principal de Paranaguá, garantindo maior confiabilidade e disponibilidade de energia aqui para o Porto”, explicou Kengo.
Site Benews – 09/01/2026
