DP World anuncia nova fase de investimentos para terminal em Santos
Novo ciclo de investimentos de R$ 1,6 bilhão foram anunciados durante agenda oficial do ministro Silvio Costa Filho em Dubai
A DP World, empresa de logística que opera o terminal privado multipropósito no Porto de Santos (SP), anunciou investimentos de R$ 1,6 bilhão que visam ampliar a movimentação de cargas no terminal. O anúncio ocorreu nesta quinta-feira, junto com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, durante missão oficial nos Emirados Árabes. O novo pacote trata-se da segunda fase de investimentos da companhia em seu terminal no Brasil.
Conforme divulgado, o valor se soma R$ 450 milhões já anunciados pela companhia, e tem por objetivo elevar a capacidade para 2,1 milhão de TEUs no terminal até 2028, incluindo obras de ampliação do cais em 190 metros.
“Esses investimentos reforçam a modernização do setor portuário, ampliam a eficiência do porto e demostram a confiança dos investidores no Brasil”, afirmou o ministro.
A segunda fase dos investimentos, recém-aprovada pela DP World, contempla a construção de um novo píer de atracação, a ampliação da retroárea com a implementação de uma laje sobre estacas, além de melhorias no gate de acesso, nas áreas de inspeção, na infraestrutura para cargas refrigeradas, bem como outras estruturas de apoio operacional.
No conjunto das duas fases, o programa contempla a aquisição de quatro novos portêineres, essenciais para a operação de navios de grande porte; 15 RTGs, que aumentarão a capacidade e velocidade de movimentação de contêineres no pátio; e 40 ITVs, que reforçarão a frota responsável pelo transporte interno de cargas.
Esses equipamentos atendem padrões modernos de eficiência energética e sustentabilidade, alinhados à estratégia global da DP World de reduzir emissões e adotar tecnologias de menor impacto ambiental. Com a expansão, segundo a empresa, o cais poderá receber navios porta-contêineres da classe New Panamax, de 366 metros, simultaneamente.
O cais ganhará mais 190 metros lineares, passando de 1.100 para 1.290 metros, o que vai ampliar as áreas de exportação de celulose e de operação de contêineres. A previsão é de que a obra seja concluída em agosto do próximo ano.
Agenda oficial
Dando continuidade à missão internacional no país, Costa Filho visitou o porto de Jebel Ali, administra pela DP World. Lá, o ministro conheceu de perto o funcionamento da infraestrutura portuária, especialmente os modelos de gestão, tecnologia e produtividade.
“Vim entender como essas inovações podem ampliar a capacidade do Brasil e atrair mais investimentos, alinhando o país às melhores práticas globais. Se tem um lugar que impressiona quem trabalha com logística é o Porto de Jebel Ali. É um dos complexos mais modernos do mundo e pude ver tecnologias que podem transformar a operação de cargas no Brasil”, disse.
Localizado em Dubai, o porto é maior em movimentação de cargas do Oriente Médio. Inaugurado no final dos anos 1970, o complexo é um centro logístico considerado fundamental para a capacidade de movimentação de contêineres. O porto abriga a Zona Franca de Jebel Ali (Jafza), considerada uma das maiores do mundo, que possui bastante atratividade ao oferecer incentivos fiscais para atrair empresas do setor marítimo e portuário.
Site Benews – 21/11/2025
