2025-10-30
Portos avançam em projetos de descarbonização e firmam parcerias internacionais

Painel de abertura do ENAPH 2025 destacou corredores verdes, investimentos em energia limpa e integração global como pilares da nova agenda portuária 

A descarbonização das operações portuárias e a cooperação internacional em busca da transição energética global foram os principais temas do painel de abertura do Encontro Nacional de Autoridades Portuárias e Hidroviárias (ENAPH), realizado nesta quarta-feira (29), durante o Fórum Nacional Brasil Export, em Brasília. O encontro reuniu lideranças dos principais complexos portuários do país para discutir como o Brasil pode se posicionar na transição para uma logística mais verde e competitiva.

Representando o Porto de Santos (SP), o maior da América Latina, Beto Mendes, o diretor de Operações da Autoridade Portuária de Santos (APS) disse que o complexo planeja um corredor verde com o porto de Roterdã, na Holanda, nos próximos anos. Segundo ele, o cais santista está investindo em soluções sustentáveis que o aproximam dos maiores hubs internacionais.

Beto ressaltou ainda o acordo firmado pela APS com a Fundación Valenciaport, da Espanha, para desenvolver o plano de descarbonização do porto. “O objetivo é viabilizar o uso de navios menos poluentes e reduzir emissões sem repassar o custo à carga. É um projeto ousado, que será implantado em prazo recorde”, afirmou.

Moderado pelo diretor-geral da Rede BE News, Leopoldo Figueiredo, o painel “Os portos brasileiros conectados ao mundo: atração de investimentos e cooperação internacional” também contou com a participação do diretor-presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Armando Monteiro Bisneto, do diretor-presidente da PortosRio, Flávio Vieira da Silva, e do presidente da Câmara Municipal de Santos, Adilson Júnior.

Em Pernambuco, Monteiro disse que Suape consolida sua vocação como polo de inovação energética. Neste sentido, o diretor-presidente destacou a recente inauguração de um centro do SENAI voltado ao hidrogênio verde, com R$ 200 milhões garantidos em investimentos, e o aporte da Siemens para produção de baterias sustentáveis. Ele também anunciou a conversão de uma termelétrica movida a diesel para uso de etanol e o avanço nas negociações para criar corredores verdes nacionais, aproveitando a vocação de Suape como hub logístico do Nordeste. “Estamos adiantando projetos de terminais 100% elétricos e discutindo cooperação com portos europeus, inclusive com a Maersk, que antecipou em sete anos seu TUP elétrico em Suape”, afirmou.

No Rio de Janeiro, a PortosRio também se movimenta para alinhar sustentabilidade e competitividade. O diretor-presidente Flávio Vieira mencionou novas parcerias com comitivas chinesas e investimentos da Petrobras em inovação nas operações de petróleo e gás. “Nosso esforço agora é estreitar laços com portos europeus, começando por Portugal, e aprender com exemplos como o de Cabo Verde, referência em operações de cruzeiros sustentáveis”, explicou.

O debate ainda abordou a importância da formação técnica voltada ao setor portuário, tema levantado por Adilson Júnior, presidente da Câmara Municipal de Santos. Ele destacou que o país ainda carece de universidades públicas dedicadas à capacitação portuária e logística. “Internacionalmente isso é comum. Aqui, ainda caminhamos lentamente, inclusive na eletrificação de caminhões portuários. A descarbonização exige sinergia entre governo, academia e setor produtivo”, concluiu.

Site Benews – 30/10/2025


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