Governo firma acordo para rota marítima entre Natal e Setúbal
Parceria prevê investimentos em infraestrutura, troca de informações estratégicas e visitas técnicas
O Rio Grande do Norte oficializou um Acordo de Cooperação Técnica com Portugal para a criação de uma linha de transporte marítimo entre o Porto de Natal e o Porto de Setúbal. A assinatura ocorreu nesta terça-feira (11), em Portugal, e contou com a participação do vice-governador Walter Alves, do presidente da Companhia Docas do RN (Codern), Paulo Henrique de Macedo Carlos, e do presidente do Conselho de Administração da APSS, Carlos Alberto do Maio Correia. O governo estadual mediou a negociação.
A parceria prevê investimentos em infraestrutura, troca de informações estratégicas, visitas técnicas e desenvolvimento de iniciativas nas áreas de logística, marketing, meio ambiente, operação e gestão portuária.
Atualmente, a Europa é o principal mercado importador de frutas potiguares e a nova rota facilitará o escoamento da produção, além de impulsionar a importação de mercadorias europeias, reduzindo custos para produtores e exportadores.
Desdobramento
O acordo é um desdobramento das tratativas iniciadas na Bolsa de Turismo de Lisboa, em março de 2024, e faz parte de um esforço mais amplo do estado para expandir sua participação no comércio exterior. A governadora Fátima Bezerra destacou que a cooperação abrirá novas oportunidades para o Porto de Natal e fortalecerá a economia do Nordeste. Já o vice-governador Walter Alves ressaltou que a nova rota deve impulsionar as exportações e gerar mais empregos e renda no estado.
O Porto de Setúbal movimentou 6,5 milhões de toneladas de mercadorias em 2024 e se consolida como um parceiro estratégico para o Porto de Natal. Segundo Paulo Henrique de Macedo Carlos, presidente da Codern, além da ampliação das relações comerciais, a parceria permitirá a troca de conhecimento e a otimização dos processos logísticos. O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca do RN, Guilherme Saldanha, reforçou a importância da nova rota para a economia potiguar, especialmente para o setor agropecuário.
Site Benews – 13/03/2025