Wilson Sons inaugura novo centro com simulador de rebocadores em Santos
Nova estrutura vai treinar comandantes que operam embarcações nos portos brasileiros
A Wilson Sons, uma das principais operadoras logísticas do Brasil, inaugurou na última semana, em Santos (SP), um novo centro de treinamento com simulador de manobras para rebocadores. A nova estrutura está localizada no Edifício Palazzo, na Avenida Ana Costa, no Gonzaga. Neste mesmo local, já estava instalada a Central de Operações de Rebocadores (COR) da empresa, que iniciou em 2011 o monitoramento em tempo real da sua frota de rebocadores.
A companhia informou que o simulador será usado para treinar comandantes das embarcações da companhia e outros marítimos em procedimentos de segurança e uso de tecnologias de ponta. Esses profissionais atuam na frota de mais de 80 rebocadores da empresa, que operam em mais de 25 portos brasileiros.
Os rebocadores são embarcações de apoio que auxiliam os navios durante as manobras de entrada e saída dos portos, além de ajudar na atracação e desatracação com segurança. Segundo a empresa, o simulador vai permitir analisar a aprimorar as manobras de navios de grande porte, como os de 366 metros de comprimento, que passaram a operar em alguns dos portos do Brasil.
Outro diferencial da tecnologia é a análise de cenários, ou seja, sua capacidade de simular diversos ambientes que permitem testar e desenvolver soluções para diferentes desafios portuários, com simulações personalizadas para cada porto.
“A tecnologia do novo simulador de manobras reforça nossa estratégia de inovação. É uma ferramenta que eleva a segurança e a eficiência das nossas operações, contribuindo para o crescimento do setor portuário brasileiro e para a competitividade da cadeia logística mundial”, disse o diretor de Operações de Rebocadores da Wilson Sons, Rodrigo Bastos.
A Wilson Sons informou que o simulador de manobras também pode ser utilizado por clientes e partes interessadas na análise de projetos e na realização de testes.
“Esse monitoramento contínuo garante a máxima eficiência dos nossos ativos e adiciona uma importante camada de segurança às manobras. Além disso, com a alocação do rebocador mais adequado para atendimento às demandas dos clientes, no momento certo e na velocidade adequada, as operações se tornam mais sustentáveis e com menores emissões”, comentou Pedro Lima, gerente de frota e operações da Wilson Sons.
Site Benews – 03/10/2025
