MPor e Porto de Itajaí prorrogam contrato com a JBS por mais dois anos
Novo vínculo com a empresa será válido até a realização do arrendamento definitivo do complexo portuário
O Superintendência do Porto de Itajaí e o Ministério de Portos e Aeroportos anunciaram a prorrogação do termo aditivo ao contrato de arrendamento transitório junto à JBS Terminais. A prorrogação do contrato foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) do dia 11 de setembro.
O aditivo, segundo comunicado, estabelece a prorrogação do contrato de arrendamento transitório por até dois anos, ou até a data do arrendamento definitivo do Porto de Itajaí que está previsto para 2026.
A medida visa garantir a continuidade das operações portuárias durante o período de transição e reorganização institucional. Segundo a Superintendência do Porto de Itajaí, os demais termos do contrato original permanecem inalterados.
O documento foi assinado pelo Secretário Nacional de Portos, Alex Sandro de Ávila; pelos representantes da JBS Terminais Ltda., Aristides Russi Júnior e Roberto Carlos Morgan Castagnaro; pelo Diretor-Geral da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), Frederico Carvalho Dias; e pelo Diretor-Presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini.
Vencedora do processo de arrendamento transitório promovido pela agência reguladora, a JBS Terminais iniciou operações no Porto de Itajaí em outubro de 2024, marcando a retomada da movimentação de contêineres e carga geral no município.
A empresa informou que já foram investidos mais de R$ 130 milhões desde o início das operações e, que, para os próximos anos cerca de R$ 100 milhões serão investidos para ampliação e melhoria da infraestrutura portuária.
Em julho deste ano, a JBS assumiu a operação de todos os berços de atracação e áreas disponíveis no terminal público do Porto de Itajaí. Na prática, segundo a empresa, a mudança amplia a eficiência das operações portuárias, melhora a previsibilidade para os clientes e traz mais estabilidade e oportunidades para os trabalhadores portuários. O adensamento, inédito no porto, também elimina gargalos logísticos e acelera o fluxo de cargas.
Até o momento, em 2025, a movimentação do Porto de Itajaí já alcançou 2 milhões de toneladas em cargas conteinerizadas, com destaque para a retomada operacional e os investimentos no terminal.
Site Benews – 02/10/2025
