2025-09-29
Navio grego inaugura nova rota de veículos no Porto de Paranaguá

Navio Neptune Hellas marca início das operações sul-americanas do armador grego

O Porto de Paranaguá (PR) passou a integrar a rota internacional do armador grego Neptune Lines com a chegada, na última quarta-feira (24), do navio Neptune Hellas. Especializado no transporte de veículos e cargas rolantes, o navio Ro-Ro (Roll on-Roll off) fez sua primeira viagem fora da Europa, com escala inicial na Argentina e próximas paradas em Santos e no Rio de Janeiro.

“É um novo serviço que coloca Paranaguá, mais uma vez, na rota de diferentes segmentos. É mais uma linha de navios de veículos atracando por aqui”, destacou o diretor de Operações da Portos do Paraná, Gabriel Vieira. Esta é a quinta linha fixa de transporte de veículos atendida pelo porto paranaense, ampliando a conexão entre o Brasil e outros países. O consultor da Neptune Lines, Eric Berthelot, afirmou que a empresa vê a chegada ao mercado sul-americano como um movimento de longo prazo: “Há anos tínhamos o interesse de integrar o mercado da América do Sul, especialmente no Mercosul. Começamos esta linha com uma embarcação, mas vamos trazer outras. Estamos aqui para ficar, não apenas de passagem”.

A posição estratégica de Paranaguá, próxima a polos industriais de montadoras, foi um dos fatores decisivos para a escolha do porto. “O Porto de Paranaguá é muito atrativo em termos de organização e oferece muitos incentivos aos próprios armadores, com facilidade de acondicionamento das cargas, se comparado a outros portos. Paranaguá sabe muito bem como atrair empresas de navegação”, completou Berthelot. Na primeira operação, o Neptune Hellas desembarcou 355 veículos e embarcou outros 201 para exportação, em movimentação realizada pela Ascensus Gestão e Participações, que opera uma das áreas arrendadas do Porto Organizado (PAR), com 74,1 mil m² e capacidade estática para 4 mil carros. “O Paraná consegue oferecer benefícios, inclusive fiscais, para as indústrias, incentivando as exportações. Outra vantagem é ter um porto com um berço dedicado exclusivamente aos navios Ro-Ro”, observou o representante comercial da Ascensus Paranaguá, Wagner Giorgino.

As áreas arrendadas do porto passaram por regularização a partir de 2019, após a Portos do Paraná obter autonomia administrativa para realizar os leilões na B3, que somam mais de R$ 3,7 bilhões em investimentos. Com isso, Paranaguá se tornou o primeiro porto do país a ter 100% das áreas organizadas legalmente. As viagens do Neptune Hellas serão mensais neste início, mas a expectativa da armadora é dobrar a frequência. “Estamos trabalhando para duplicar essa presença. Em alguns meses teremos, pelo menos, duas atracações mensais em Paranaguá”, disse Berthelot.

A Neptune Lines é líder no transporte de veículos na Europa, com atuação em 3 mil portos e movimentação anual de cerca de 2 milhões de automóveis. O Neptune Hellas, de 168 metros de comprimento, 28 de largura e capacidade para até 3.200 veículos, tem casco com pintura especial para reduzir o atrito com a água e o consumo de combustível. Sua estética chama atenção pelos olhos gregos pintados em ambos os lados do casco, considerados amuletos de proteção e sorte. Na atracação inaugural, o capitão Denyo Atanasov recebeu uma panóplia com o brasão da Portos do Paraná e retribuiu com uma salva de apitos na partida, como manda a tradição marítima.

Site Benews – 29/09/2025


Voltar