2025-09-18
Bahia registra crescimento de 20% na movimentação de granéis sólidos

Porto de Salvador lidera operações, puxado pelo escoamento do algodão

Os portos da Bahia movimentaram 1,2 milhão de toneladas em julho, resultado impulsionado principalmente pelos granéis sólidos minerais e vegetais, que registraram alta de 20,45%. O Porto de Salvador concentrou o maior volume, com 627 mil toneladas. Os dados são os mais recentes do painel Estatístico da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Segundo o presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), Antonio Gobbo, a estatal tem investido em infraestrutura para acompanhar a demanda crescente. “Estamos reorganizando espaços, construindo acessos alternativos e ampliando o cais, em um conjunto de obras que vai duplicar a capacidade do Porto de Salvador. Além disso, temos dois projetos para o Porto de Aratu, os ATUs 12 e 18, que vão operar pela primeira vez com granéis sólidos, o que fará toda a diferença”, afirmou.

Até o final deste ano, de acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA/IBGE), a produção de algodão na Bahia deve alcançar 1,87 milhão de toneladas, alta de 5,4% em relação ao ano anterior. O estado segue como maior produtor do Nordeste e segundo no ranking nacional. A soja também deve atingir safra recorde, com aumento estimado em 14,3%.

Movimentação portuária no Brasil

No cenário nacional, os portos brasileiros registraram em julho o maior volume mensal de cargas da história, o total de 124,7 milhões de toneladas. A navegação de longa distância respondeu por 73% desse total, enquanto a cabotagem representou 20%. Entre janeiro e julho, o acumulado chegou a 780,4 milhões de toneladas, crescimento de 1,76% frente ao mesmo período de 2024.

Os granéis sólidos lideraram a movimentação no país, somando mais de 76,6 milhões de toneladas no mês. Também houve avanços em outros segmentos como granéis líquidos cresceram 6%, cargas conteinerizadas tiveram aumento de 3% e carga geral de 0,9%, em comparação com julho do ano passado.

Site Benews – 18/09/2025


Voltar