Governo autoriza ampliação da poligonal do Porto de Santos
Portaria aumenta em mais de 50% áreas terrestres do Porto Organizado, o que vai permitir novos terminais a longo prazo
O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) autorizou a ampliação da área poligonal do Porto de Santos (SP) em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (10), assinada pelo ministro Silvio Costa Filho. Com a medida, a área do porto foi ampliada em 17,2 milhões de metros quadrados.
O aumento, segundo a Autoridade Portuária de Santos (APS), inclui áreas terrestres e áreas de fundeio e deposição de resíduos de dragagem, localizados no mar.
Somente em área terrestre, a poligonal do complexo portuário santista passou de 9,3 milhões de metros quadrados para 14,5 milhões de metros quadrados, que representa um crescimento de 56%. De acordo com a APS, a inclusão de novas áreas permitirá terminais e infraestrutura portuária, o que condiz com os planos de expansão do Porto de Santos a curto e longo prazo.
Do total autorizado, 4,8 milhões de metros quadrados são para áreas terrestres, enquanto que áreas aquaviárias foram acrescidos 12,4 milhões de metros quadrados.
“É uma ampliação que permite preparar o Porto para as próximas décadas, tendo em vista o aumento da movimentação de cargas. Com isso, será possível atrair novos investimentos, gerar empregos e tornar o Porto mais eficiente, contribuindo para a economia do Brasil”, afirmou Anderson Pomini, diretor-presidente da APS.
Ampliação
Os planos de expansão da Poligonal foram anunciados em dezembro de 2024 pela Autoridade Portuária, durante agenda de Silvio Costa Filho em Santos na oportunidade.
A proposta, em que foram identificados pelo menos 15 locais para inclusão de área nas cidades de Santos e Guarujá, previa aumento da poligonal para mais de 20 milhões de metros quadrados. Conforme um estudo técnico da APS, o porto terá um crescimento de mais de 162% com a inclusão das novas áreas. A APS justificou a necessidade para o crescimento de novas áreas e viabilidade operacional para todas elas.
O documento com as propostas foram enviados ao setor técnico do MPor. Durante todo o 2025, foram realizadas audiências e consultas públicas que discutiram o tema, além de apresentação de propostas, discussões e dúvidas em relação ao projeto de ampliação das áreas do porto.
Conforme anunciado por Silvio Costa Filho, a autorização para ampliação da poligonal se daria por etapas. Com isso, o Ministério ainda realiza avaliação de algumas das áreas sugeridas pela Autoridade Portuária de Santos, que incluem áreas nos municípios de São Vicente e Cubatão, reforçando a participação da atividade portuária, principalmente para condomínios logísticos e áreas retroportuárias, em mais cidades da região da Baixada Santista.
Pomini destacou que a portaria do MPor mostra a preocupação do Governo Federal com o futuro do Porto de Santos. “Temos que pensar grande. O ritmo da economia do País exige coragem e uma boa dose de ousadia”, completou.
Site Benews – 11/02/2026
