Portos RS lança edital para estudos de projeto de Parque Ferroviário
Projeto deve durar 15 meses, dividido em quatro fases; área terá visitação pública e visa turismo regional
A Portos RS, Autoridade Portuária que administra os portos públicos gaúchos, lançou o edital que prevê a contratação de uma empresa para elaboração dos estudos do projeto Parque Natural e Histórico Ferroviário da Pedreira. Localizado no município de Capão Leão (RS), a iniciativa representa o início da transformação da área em um espaço de visitação pública voltado à preservação ambiental, valorização do patrimônio ferroviário e desenvolvimento do turismo regional.
O edital contempla a elaboração de estudos técnicos na área de uso público e capacidade de suporte da unidade de conservação, com objetivo de subsidiar decisões para o manejo da área, definição de trilhas, estruturação de pontos de visitação e implantação de estratégias de sustentabilidade. Ao todo, o projeto tem duração prevista de 15 meses, com entregas distribuídas em quatro fases.
A área, de responsabilidade da Portos RS, pertence à União e tem forte vínculo com a história da engenharia nacional, por ter fornecido parte das pedras utilizadas na construção dos Molhes da Barra do Rio Grande, no início do século XX.
“Estamos iniciando um processo que permitirá dar ao espaço da Pedreira uma nova função, com respeito à sua história e ao seu patrimônio. Com este edital, damos o primeiro passo para transformar esse potencial em um projeto estruturado, que una preservação ambiental, valorização cultural e acesso público qualificado”, destacou Cristiano Klinger, diretor-presidente da Autoridade Portuária.
A contratação dos estudos atende também a recomendações do Ministério Público Federal (MPF), que acompanha o processo de definição de uso da área, com o objetivo de garantir a preservação de seu valor histórico e ambiental.
A cerimônia de assinatura de lançamento do edital contou com as presenças da secretária Extraordinária de Relações Institucionais do Governo do Estado, Paula Mascarenhas, do prefeito de Capão do Leão, Vilmar Schmitt (PP) e demais autoridades e representantes do poder público e da iniciativa privada.
Site Benews – 09/02/2026
