CSENO vai mapear interesse de coreanos em parcerias com indústria local
Objetivo da câmara setorial da Abimaq é identificar como pode haver convergência que gere negócios e fortalecimento da indústria brasileira. Asiáticos detém conhecimento tecnológico e são considerados fortes em engenharia e gerenciamento
Membros de câmaras setoriais da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) se reuniram com representantes da Korea Marine Equipment Association (Komea), uma entidade empresarial coreana governamental no setor naval. No encontro realizado há duas semanas na Abimaq/SP, os visitantes informaram que a Komea pretende se instalar no Brasil. A inauguração do escritório, a ser montado em São Paulo, está prevista para agosto de 2023.
A Câmara Setorial de Equipamentos Navais, Offshore e Onshore (CSENO) da associação deve identificar quais são as indústrias coreanas que possuem interesse de fazer algum tipo de parceria com a indústria nacional. O presidente da CSENO/Abimaq, Leandro Pinto, comentou que é importante verificar se existe uma possibilidade de convergência de negócios através de parcerias.
Ele sugeriu que o assunto seja coordenado pela Abimaq junto ao governo brasileiro para que o interesse estrangeiro caminhe no sentido de colaboração e de fortalecimento da indústria naval nacional, aproveitando que o governo atual tem por diretrizes o desenvolvimento de emprego, da renda e do conteúdo local.
A indústria coreana detém conhecimento tecnológico e é considerada forte em engenharia e gerenciamento. Na área naval, atualmente os estaleiros da China e de Cingapura são os principais concorrentes dos coreanos.
Uma possibilidade aventada é que os coreanos poderiam estar em busca de estaleiros no Brasil para construírem projetos que estão encomendados já que o mercado coreano não estaria conseguindo ser totalmente suprido localmente.
A avaliação é que pode haver conversas sobre a possibilidade de joint-ventures ou acordos comerciais com o Brasil, pois os estaleiros do país asiático estão tomados de encomendas por, pelo menos, quatro anos.
A Komea é uma organização sem fins lucrativos que presta assistência à indústria de equipamentos navais, especificamente em sua promoção e desenvolvimento e que se envolve em serviços de relações públicas para alavancar a promoção de exportação.
Site: Portos e Navios – 28/03/2023
