2025-11-11
Porto de Açu assina carta para criar corredor verde com porto europeu

Acordo com o Porto de Antuérpia prevê início da operação até 2030; ideia cria 1ª grande rota de exportações de combustíveis

O Porto do Açu, terminal privado localizado em São João da Barra, no Rio de Janeiro, assinou uma carta de intenções para a criação de um corredor marítimo verde. O acordo foi firmado com o Porto de Antuérpia, da Bélgica.

A companhia afirmou que o convênio tem o potencial para se tornar a primeira grande rota de exportação de e-combustíveis do mundo – um tipo de combustível sintético feito a partir de hidrogênio e dióxido de carbono, sendo uma alternativa aos combustíveis fósseis.

O objetivo é que o corredor entre em operação antes de 2030. O acordo é resultado de um estudo de pré-viabilidade desenvolvido pelo Rocky Mountain Institute (RMI) e Global Maritime Forum (GMF).

“Trabalhamos para que o Porto do Açu seja um hub global de exportação de combustíveis marítimos de emissão zero, estrategicamente posicionado para conectar a produção brasileira à crescente demanda europeia por soluções de baixo carbono. A criação do corredor reforça nossa estratégia de ser o porto da transição energética no Brasil”, afirmou Rogério Zampronha, CEO da Prumo.

De acordo com o estudo de pré-viabilidade, o corredor Açu-Antuérpia oferece vantagens comerciais, tais como: a operação dos navios pode se aproximar da paridade de custos com combustíveis convencionais com os novos incentivos da Organização Marítima Internacional (IMO, na sigla em inglês); a infraestrutura necessária já foi mapeada, incluindo terminais, protocolos de segurança e requisitos regulatórios; e há viabilidade comercial para atender à demanda europeia com baixo risco de compliance.

O próximo passo para a viabilização do corredor Açu-Antuérpia será um estudo de viabilidade completo, que detalhará custos, contratos de offtake, disponibilidade de navios e motores compatíveis, e a estrutura financeira do projeto, combinando incentivos da IMO (Organização Marítima Internacional), programas brasileiros e políticas europeias.

“A parceria com o Porto de Antuérpia mostra o poder da cooperação internacional e como podemos contribuir para uma economia marítima sustentável e circular. O Açu é um ecossistema que entrega resultados reais, com disponibilidade de energia e um modelo de porto privado que garante agilidade, eficiência e os mais altos padrões ESG”, comentou Eugenio Figueiredo, CEO do Porto do Açu.

O Porto de Antuérpia é considerado um dos maiores hubs industriais da Europa. O complexo portuário projeta a importação de seis a dez milhões de toneladas de amônia verde por ano até 2030, o equivalente a 1,2 a 1,5 milhão de toneladas de hidrogênio verde. Essa demanda de mercado pode ser atendida pela produção brasileira, incluindo a prevista para o hub de hidrogênio e derivados do Porto do Açu.

“A parceria com o Porto do Açu é um marco na construção de um corredor transatlântico de energia verde. Juntos, estamos preparando os primeiros fluxos de importação de amônia verde do Açu para Antuérpia-Bruges, impulsionando uma economia marítima verdadeiramente sustentável e circular”, disse Kristof Waterschoot, CEO do Porto de Antuérpia-Bruges Internacional.

Hub de hidrogênio

O Porto de Açu vem trabalhando nos últimos anos como importante polo de produção de hidrogênio de baixo carbono e combustíveis limpos no setor portuário. Em um ano, a primeira área licenciada, abrangendo 1 milhão de metros quadrados, foi totalmente destinada a projetos focados na exportação de amônia verde e e-metanol para mercados internacionais. O licenciamento ambiental para mais 4,5 milhões de metros quadrados está em andamento para atender à crescente demanda de investidores no terminal.

Segundo a companhia, cinco desenvolvedores internacionais garantiram seis reservas de terrenos dentro do hub de hidrogênio e Derivados do Açu.

Site Benews – 11/11/2025


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