2023-03-17
Porto de Paranaguá volta a receber navio de passageiros e pode entrar na rota de cruzeiros

O Porto de Paranaguá recebeu recentemente o navio de cruzeiros MSC Armonia com cerca de dois mil turistas. O navio chegou no dia 7 de novembro de 2022 e atracou no berço 215 do porto. A parada turística é um teste para inserir o terminal paranaense na escala fixa dessa e de outras linhas das embarcações de passageiros.

“Essa é a atracação da maior escala de navios de passageiros que já recebemos aqui no Porto de Paranaguá. A ação integra um programa de Estado cujo objetivo é atrair e fomentar o turismo na região”, afirma o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

A inserção de Paranaguá na rota dos cruzeiros pela costa brasileira é fundamental para o desenvolvimento do segmento no país. É o que afirma Marco Ferraz, presidente-executivo da Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (CLIA Brasil).

“Temos apenas cinco portos de embarque e 15 destinos no Brasil. O Paraná, geograficamente, que está muito próximo dos principais portos de embarque (Santos e Rio de Janeiro) pode se tornar um grande destino e, também, um grande ‘homeport’”, revela.

Como explica Ferraz, um “homeport” é um local, um porto de embarque, que oferece a possibilidade de os passageiros chegarem antes, visitar a localidade, viajar de navio, voltar e ainda conhecer um pouco mais.

MSC - Para que essa escala teste acontecesse, foram anos de preparação e engajamento com Estado e Município, como afirma a diretora de operações da MSC no Brasil, Márcia Leite.

“Paranaguá sempre esteve em nosso radar. A MSC está sempre buscando novos destinos. O Brasil tem uma costa enorme, mas são poucos os lugares onde podemos operar com esses navios maiores, com grande capacidade”, afirma.

Após essa escala teste em Paranaguá, a empresa, como explica Márcia, faz um relatório, encaminha para a matriz, com a análise do comandante e de toda a equipe operacional, antes de consolidar a parada.

Com informações da Portos do Paraná e da SECULTUR

Folha do Litoral - 17/03/2023


Voltar