DNIT inicia as obras no quilômetro 33,5 da BR-277
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) iniciou na manhã de quarta-feira (15), as obras para conter o avanço das fendas e afundamento da pista ocorrido no quilômetro 33 da BR-277 no trecho da Serra do Mar.
Equipamentos do Departamento trabalham no local e retiraram parte da pista (capa de asfalto) onde aconteceu o afundamento e apareceram as trincas. A obra também depende das condições climáticas.
O quilômetro, do quilômetro 33,9 ao quilômetro 32,8, está bloqueado desde 8 de março.
DNIT - Em nota, enviada na terça-feira (14), o DNIT informou que as equipes de sondagem seguem no local acompanhando a ocorrência na BR-277/PR.
No quilômetro 33,5, no sentido litoral do Paraná, houve um afundamento de pavimento em decorrência das chuvas. O departamento realizou a interdição da pista de descida em uma extensão de 1,1 quilômetro. Destacou também que no sábado (11), as equipes do Departamento realizaram a instalação de tachões no eixo do desvio. “As trincas maiores foram vedadas com massa asfáltica. Já as trincas menores foram fechadas com Grout (massa especial mais resistente). A vedação das trincas é uma medida preventiva necessária para evitar que não infiltre água das chuvas pelo pavimento e isso provoque mais danos ao aterro”, informa o órgão.
O DNIT informou também que está realizando diversos serviços de levantamentos: topografia, sondagens, instalação de piezômetros e de inclinômetros. A partir desses resultados, será possível avaliar com maior precisão as principais causas do rompimento do talude de aterro e definir o tipo de obra de contenção que será necessário executar no local atingido. “As chuvas têm sido intensas na região e estão afetando as rodovias de forma generalizada. Dessa forma, os trabalhos de manutenção preventiva e corretiva estão sendo reforçados”, finaliza a nota.
Desvios na BR-277 trecho da Serra do Mar - No momento existem na rodovia na Serra do Mar dois desvios:
- O primeiro no quilômetro 42, onde um deslizamento de terra foi registrado em outubro de 2022;
- O segundo no quilômetro 33,9 ao quilômetro 32,8, em virtude de um afundamento do asfalto registrado no dia 7 de março.
Folha do Litoral - 16/03/2023
