Empresas optam pelo Porto de Paranaguá como alternativa ao pedágio fluvial argentino
Livre tradução da matéria veiculada na versão digital do jornal ABC Color, um dos principais veículos de comunicação do Paraguai.
Versão original em https://www.abc.com.py/empresariales/2023/02/27/empresas-optan-por-puerto-de-paranagua-como-alternativa-al-peaje-fluvial-argentino/
Empresas importadoras e exportadoras buscam alternativas logísticas ao imposto argentino cobrado sobre um trecho do rio. O Porto de Paranaguá torna-se a principal alternativa a esse cenário e ganha força no mercado paraguaio pelas múltiplas vantagens que oferece.
POR ABC COLOR
27 DE FEVEREIRO DE 2023 - 03:00
O anunciado e questionado pedágio fluvial argentino para barcaças no trecho de Confluência Santa Fé e Paso Queso do Eixo Fluvial Paraguai-Paraná entrou em vigor em janeiro de 2023. A Resolução nº 1023/2022, do Ministério dos Transportes da Argentina, aprovou a cobrança de 1,47 dólares por tonelada transportada no trecho de 1.180 quilômetros da hidrovia. O objetivo é que o imposto seja utilizado em obras de dragagem e sinalização.
A medida não é vista com bons olhos pelos importadores e exportadores paraguaios. Consequentemente, a Federação Paraguaia de Produção, Indústria e Comércio (Feprinco) solicitou uma revisão do plano ao governo nacional.
Enquanto a medida é mantida, os importadores buscam alternativas logísticas, sendo a principal delas o Porto de Paranaguá, que tem ganhado força no mercado paraguaio. De acordo com o Terminal de Contêineres de Paranaguá, importar por esse porto traz vantagens para as empresas paraguaias, que serão potencializadas pela nova ponte que ligará Brasil e Paraguai.
Múltiplas vantagens
O coordenador comercial para o Paraguai da TCP (Terminal de Contêineres de Paranaguá), André Frigotto, explica que a empresa é a principal alternativa brasileira para o comércio exterior no país vizinho.
“Uma das vantagens da rota terrestre é o tempo de viagem: 25 a 30 dias mais rápido do que por barcaça. Outra vantagem presente no TCP é a existência do Depósito Franco”.
Outro benefício para o importador que optar pela logística pelo Porto de Paranaguá é o transporte terrestre. A construção da Ponte da Integração Internacional, segunda estrutura do Paraná a ligar os dois países, será outra opção para estimular o mercado regional.
Segundo Frigotto, a obra será responsável por revolucionar o comércio Brasil-Paraguai, permitindo um trânsito de mercadorias mais rápido e eficiente.
“Com a nova ponte, a expectativa é desviar o trânsito da Ponte da Amizade. A nova estrutura será ligada ao perímetro leste, que levará os caminhões diretamente à BR-277. É um trabalho que comprova o interesse do Brasil em investir em logística e atrair cada vez mais paraguaios para as rotas brasileiras”, explicou.
Segundo a Agência de Notícias do Governo do Paraná, a estrutura da Ponte da Integração já está finalizada. Faltam apenas os retoques finais, que estão sendo feitos, como a instalação dos guarda-corpos interno e externo. A Secretaria de Infraestrutura e Logística do Governo do Estado do Paraná informa que a previsão de conclusão das obras perimetrais é dezembro de 2023, mas o prazo será revisto nos próximos meses, dependendo do andamento dos serviços.
Nota Feprinco
A Federação de Produção, Indústria e Comércio do Paraguai pediu ao governo nacional “que adote as medidas necessárias para a retificação imediata desta situação. Esta imposição representa uma violação dos regulamentos bilaterais entre Argentina e Paraguai, afetando toda a costa logística de nosso país”.
Até o momento, o pedágio permanece inalterado.
Site: Assessoria de Comunicação da APPA – 28/02/2023
