2023-02-24
Brasil precisa investir em tecnologia e automação nos portos, aponta especialista.

Avaliação é que ainda existem desafios a serem enfrentados para que setor portuário do país avance em automação e se torne referência

Trabalhadores portuários muitas vezes precisam atuar em ambientes adversos, expostos a condições climáticas variadas, cargas pesadas e perigosas, bem como a riscos de acidentes. Na visão de especialistas, para proporcionar uma melhor qualidade de vida aos seus colaboradores e se destacar, o setor precisa começar a investir em automação e tecnologia o mais rápido possível.

O Brasil vem crescendo em modernização e automação de seus portos nas últimas décadas, sistemas automatizados de movimentação de cargas, integração de tecnologia de informação e comunicação já estão presentes no setor. Entretanto, para Estevão Paes Leme, especialista técnico em automação industrial da Firjan/Senai, sempre há espaço para melhorias, principalmente quando nos comparamos a outros países desenvolvidos.

"Há muitos desafios a serem enfrentados para que o Brasil se torne um país líder em automação no setor portuário. Alguns dos principais desafios incluem a falta de investimentos em tecnologias de ponta, questões regulatórias que dificultam a modernização dos portos e a resistência de algumas partes interessadas em aceitar mudanças significativas", comentou Leme.

De acordo com o vereador Chico Nogueira (PT), presidente da Comissão Permanente de Assuntos Portuários e Emprego da Câmara Municipal de Santos (SP), o trabalho portuário tem necessidade urgente de automação. Nogueira acredita que a tecnologia pode auxiliar em atividades de alto risco, como solda, e em espaços confinados, contribuindo para que portuários possam desenvolver funções nas áreas de gestão e comando.

"Essas atividades degradantes que existem ainda no porto são muito ruins e acabam fazendo com que o trabalhador desenvolva doenças ocupacionais e tenha uma vida insalubre", alertou. Nogueira citou o soldador, que passa por desafios constantes ao realizar a montagem e o reparo de estruturas metálicas de grandes alturas, dimensões ou de geometrias variadas como em plataformas marítimas, navios e contêineres, por exemplo.

Para auxiliar esse tipo de projeto, a Fronius do Brasil lançou, em fevereiro, um sistema que reúne ferramentas para executar soldagem, em diferentes técnicas, tanto em superfícies verticais quanto circulares, por controle remoto. O sistema consiste em um carrinho motorizado que conduz o arame de solda na velocidade desejada por meio de um sistema de trilhos fixado por suporte magnético ou a vácuo para ligas não ferrosas. O equipamento conta com pêndulo para comportar e direcionar a tocha de solda, seguidor de juntas e caixa de comando conectado a mecanismo dos controles.

Segundo a companhia, a operação do sistema pode ser feita por um controle remoto básico, que executa funções como modo de soldagem com ou sem arco voltaico, sentido e velocidade de deslocamento do veículo, ajuste e velocidade de soldagem da tocha, tempo de permanência no ponto, entre outros. Já o controle remoto Pro permite ajustar os parâmetros, corrigir a potência da fonte de solda TPS/i e visualizar os comandos e acionar a programação pelo display sensível ao toque.

Site: Portos e Navios – 24/02/2023


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