2023-02-13
Leilão para destinação final do 'Felinto Perry' será em março

Processo organizado pela Emgepron prevê venda do navio de socorro submarino (NSS) em lote único, pelo valor mínimo de R$ 2,8 milhões

A Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron) promoverá, no dia 17 de março, o leilão para venda e destinação final do ex-navio de socorro submarino (NSS) Felinto Perry (K-11), da Marinha do Brasil. De acordo com o edital, o credenciamento dos interessados a participar do certame será realizado no dia anterior, em modo presencial, no Rio de Janeiro. A publicação menciona que o navio necessita de grandes reparos e é considerado inservível para força naval. A embarcação se encontra na base da Ilha de Mocanguê, em Niterói (RJ). O bem será ofertado em lote único, com valor mínimo de arrematação de R$ 2,84 milhões.

O ex-navio Felinto Perry foi construído na Noruega e incorporado à Marinha do Brasil em outubro de 1988. Em dezembro de 2020 foi realizada a mostra de desarmamento da embarcação, que ao longo desses 32 anos foi empregada em tarefas de resgate a submarinos sinistrados e apoio a atividades de mergulho profundo. Com 77,8 metros de comprimento, 17,5m de boca e 5,2m de calado, a embarcação é equipada com câmaras de descompressão e sino atmosférico — que permite a realização de resgates a profundidades superiores a 300 metros.

Quando em operação, o navio desempenhava 4.107 toneladas de deslocamento, podendo atingir 12 nós de velocidade máxima. Com autonomia de 77 dias e capacidade para até 127 tripulantes, o Felinto Perry tinha ainda como características um sistema de posicionamento dinâmico (DPS), que possibilitava ao navio permanecer parado em relação a um determinado ponto, e plataforma para helicópteros e guindastes.

Site: Portos e Navios – 13/02/2023


Voltar