2023-02-07
Alphaliner avalia futuro das alianças no transporte marítimo

As duas maiores linhas de contêineres do mundo — a suíça MSC e a dinamarquesa Maersk — cooperam desde 2015 na aliança 2M, uma parceria que terminará em 2025. Como a MSC e a Maersk têm as maiores frotas, controlando mais de um terço de toda a capacidade global, 2M provavelmente teria a maior frota. Mas segundo a analista Alphaliner, as três alianças globais — 2M, Ocean Alliance e THE Alliance — cobrem os principais tráfegos leste-oeste (Ásia-EUA, Ásia-Europa, Europa-EUA) e a 2M é, na verdade, a menor das três.

As alianças são acordos plurianuais de compartilhamento de embarcações, sob aprovação de agendes reguladores. As companhias marítimas dedicam apenas uma parte de seus navios a alianças. O restante é usado para tráfegos norte-sul, serviços intra-asiáticos e outras rotas.

Os membros das três alianças compreendem os nove maiores operadores marítimos do mundo. Essas nove operadoras controlam 83% da capacidade global entre elas. Já a capacidade que essas nove operadoras dedicam às três alianças representa uma parcela bem menor: 39%.

A MSC tem uma capacidade total de frota de 4,63 milhões de TEUs. Mas contribui com apenas 25% do total (1,15 milhão de TEUs) para a 2M, de acordo com a Alphaliner. Essa é a menor parcela, de longe, da capacidade de aliança de qualquer uma das nove operadoras envolvidas nos três grupos.

A Maersk tem capacidade total de 4,23 milhões de TEUs, dos 39% atuando na 2M (1,66 milhão de TEUs).

A capacidade total da 2M é de 2,82 milhões de TEU, o que representa 11% da capacidade global, participação menor do que as frotas MSC-Maersk combinadas (34%).

Também é significativamente menor do que a capacidade da maior aliança marítima: a Ocean Alliance, cujos membros são a francesa CMA CGM, a terceira maior operadora de transporte marítimo do mundo; a chinesa Cosco, a quarta maior (incluindo a subsidiária OOCL); e a Evergreen de Taiwan, a sexta maior.

A Ocean Alliance tem capacidade total de 4,3 milhões de TEUs, 52% a mais que 2M. A capacidade da Ocean Alliance representa 16% da capacidade da frota global.

Seus membros são individualmente menores do que Maersk e MSC, mas empregam muito mais de sua capacidade dentro da aliança. CMA CGM e Cosco têm cerca de metade de sua capacidade na Ocean Alliance, Evergreen em três quartos.

A segunda maior aliança marítima global é a THE Alliance, a parceria entre a japonesa ONE (sétima maior transportadora do mundo), a alemã Hapag-Lloyd (quinta), a sul-coreana HMM (oitava) e a taiwanesa Yang Ming.

Embora os membros da THE Alliance sejam menores individualmente do que os da Ocean Alliance, eles contribuem ainda mais com suas frotas para o acordo. A Yang Ming tem 80% de sua capacidade em serviços de aliança; a HMM, 78%; a ONE, 69%; e Hapag-Lloyd, 43%, de acordo com a Alphaliner.

A capacidade implantada combinada na THE Alliance, 3,03 milhões de TEUs, representa 12% da capacidade global.

Há especulações sobre se a separação recentemente anunciada da 2M levará ou coincidirá com mudanças nas outras duas alianças.

A Alphaliner acredita que a MSC seguirá sozinha e não precisa se juntar a outra aliança, dada sua enorme carteira de encomendas de navios e uma onda de compras sem precedentes no mercado de segunda mão.

Para a Alphaliner, não se sabe se a Maersk tentará construir uma nova aliança. O armador disse à Alphaliner que não tentará estabelecer uma nova aliança para substituir a 2M.

No entanto, a Alphaliner citou duas possibilidades teóricas de aliança: a Maersk poderia se juntar à THE Alliance ou poderia se unir à CMA CGM se a transportadora francesa deixasse a Ocean Alliance.

Site: Portos e Navios – 07/02/2023


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