2023-02-02
Codeba planeja investir em infraestrutura e sistemas operacionais em 2023

Autoridade portuária obteve recorde de movimentação e faturamento em 2022

A Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba) tem registrado recordes de movimentação nos últimos anos. Em 2022, a companhia bateu recorde de faturamento com o total de R$ 215,4 milhões, sendo a sua maior receita da história. Para 2023, a companhia planeja buscar novos negócios, melhorar sistemas operacionais e investir em infraestrutura para que os portos administrados pela autoridade portuária se adaptem às demandas do mercado.

No ano passado, a movimentação de granéis líquidos no Porto de Aratu-Candeias teve um crescimento de 2,5% em comparação a 2021. A unidade também foi responsável por 55% de toda a movimentação da companhia, com 6.990.811 toneladas.

O Porto de Salvador também apresentou uma movimentação de 5.256.516 toneladas, 42% da movimentação da companhia, com destaque para a produtividade de aproximadamente 38 contêineres por hora. Seguido pelo Porto de Ilhéus que foi responsável por 403.695 toneladas.

Segundo a Codeba, esses números foram atingidos após o investimento em infraestruturas. A companhia iniciou a dragagem e recuperação da estrutura do molhe e a recuperação dos equipamentos de movimentação de grãos do porto organizado de Ilhéus. Além da recuperação e adequação das defensas e embrechamento do cais do porto organizado de Salvador. Foram realizados também investimentos na infraestrutura terrestre com a recuperação da pavimentação do porto organizado de Aratu, implantação de nova balança rodoviária e modernização da iluminação nos três portos.

"Resolvemos focar nos sistemas de gestão e operacionais também, de modo que passassem a contemplar tecnologias atuais. Permitindo assim, sua integração com os demais sistemas em uso pela comunidade portuária. Com a infraestrutura recuperada, as operações fluíram e estamos tendo consequência direta recordes de faturamento", destacou a Codeba à Portos e Navios.

Para 2023, a Codeba planeja investir na modernização e infraestrutura de todos os outros portos. No final de janeiro, o Ministério de Portos e Aeroportos aprovou a atualização do Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do porto de Ilhéus, no sul da Bahia.

Além disso, o Porto de Salvador passará por uma requalificação da estrutura do pavimento do cais comercial e está prevista a recuperação estrutural das instalações dos armazéns. Para o Porto de Aratu, a companhia planeja realizar a modernização no sistema de amarração dos terminais de granéis líquidos e de produtos gasosos. "Todas essas intervenções contribuirão para o aumento da eficiência operacional, além de garantir a segurança nas operações portuárias, que são nossos objetivos estratégicos", projeta a Codeba.

Atualmente, há possibilidade de haver novos leilões para arrendamento de áreas dos portos baianos, mas sem data específica. Existem duas instalações que já estão qualificadas no Programa de Parcerias de Investimento do Governo Federal (PPI), sendo uma no porto de Salvador, que abrange uma área de aproximadamente 34 519 m², dedicada à movimentação e armazenagem de contêineres e carga geral.

A outra está localizada no Porto de Ilhéus que abrange uma área de aproximadamente 260 668 m², aplicado à movimentação e armazenagem de granéis sólidos vegetais, granéis sólidos minerais, carga geral e terminal de passageiros.

Site: Portos e Navios – 02/02/2023


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