Sem dragagem por 12 anos, Cabedelo atinge 58% de obras executadas.
Canal de acesso o porto paraibano passará de 9,14m para 11m de profundidade e bacia de evolução ficará com 330m de largura
Com um investimento de mais de R$ 100 milhões do governo da Paraíba, as obras de dragagem do Porto de Cabedelo, na região metropolitana de João Pessoa, estão em andamento, com 58% já executados pela DTA Engenharia com com três embarcações: Draga Kenford, Draga Omvac Diez e o Rebocador Topa Tudo Angra. Iniciada em outubro de 2022, a previsão de entrega é para este primeiro semestre de 2023.
De acordo com a autoridade portuária, a última dragagem havia sido feita há 12 anos. Para Gilmara Temóteo, presidente da Docas Paraíba, a conclusão da obra trará o olhar de novas empresas interessadas em operar no porto, maior competitividade na região, investimentos, mais arrecadação e geração de empregos.
“A dragagem é um momento histórico para Cabedelo e para a Paraíba. Uma ação que atende à necessidade de aprofundamento do canal de acesso, ampliando as operações. As empresas que operam conosco, já sabendo das obras, estão se posicionando em relação ao cronograma para que possam operacionalizar com um volume maior de carga. Isso barateia o custo e dinamiza as operações”, destacou Gilmara.
O canal de acesso passará de 9,14m para 11m de profundidade e a bacia de evolução ficará com 330m de largura. A obra permitirá a vinda de navios com até 55 mil toneladas, 57% a mais do que os que escala atualmente, reduzindo assim custos, ampliando os volumes, gerando empregos diretos e indiretos.
Com investimentos que ultrapassam R$ 160 milhões, além da dragagem, atualmente, estão acontecendo reformas nos armazéns 1 e 7, a implantação dos novos sistemas elétrico e hidráulico, além do pátio de regulação de caminhões (truck center), que tem previsão de entrega para junho e será construído em uma área que integra a poligonal do Porto de Cabedelo, na retroárea do Jacaré.
O pátio tem como objetivo funcionar como centro de apoio logístico, organizando o fluxo e estacionamento de veículos com agendamento de entrada e saída para os terminais. Segundo a autoridade portuária, haverá uma área pavimentada de estacionamento para 140 caminhões, espaço destinado ao funcionamento de restaurantes e lanchonetes, banheiros e outros serviços, com área de apoio de 300 m², duas edificações para administração e salas para locação, além de vias com circulação interna e estacionamento de veículos de passeio.
Ainda para 2023, existe a previsão é que sejam realizadas reformas nos armazéns 2, 4 e 6, a pavimentação de toda a área primária, bem como a conclusão do sistema de combate a incêndio e a reforma estrutural do berço 101.
Site: Portos e Navios – 30/01/2023
