2025-12-18
Condomínios logísticos do Porto de Santos recebem propostas únicas

Licitação foi realizada nesta quarta-feira (17) em sessão pública realizada na sede da Autoridade Portuária de Santos (APS)

A Autoridade Portuária de Santos (APS) realizou duas licitações referentes aos projetos para criação de dois condomínios logísticos, um em Santos e o segundo em Guarujá. Em sessão pública realizada na sede da companhia nesta quarta-feira (17), os projetos receberam duas propostas únicas, uma para cada.

Para a área de Santos, o Consórcio Portlog ofereceu proposta de R$ 289 mil mensais de contraprestação fixa mensal pelo espaço. Já a área do Guarujá, por sua vez, foi arrematada pelo Consórcio Marlog-Petrasalis Logística, com proposta de R$ 165 mil mensais.

De acordo com a APS, ambas as cessões incluem as construções necessárias para a implantação dos futuros condomínios logísticos.

A APS reiterou que, como não houve concorrentes no processo licitatório, uma vez que outras duas propostas (uma para cada espaço) foram inabilitadas por inconsistências documentais, as ofertas foram aceitas pela Autoridade Portuária. Agora, dando continuidade ao processo de licitação, os proponentes terão seus documentos de habilitação verificados e, caso estejam regulares, serão feitas as convocações para assinatura dos respectivos contratos.

O projeto para os novos condomínios logísticos foram divulgados pela APS em outubro deste ano. A iniciativa se insere no contexto do crescimento do volume de cargas transportadas pelo Porto e da necessidade de avanços em termos de logística. Atualmente, cerca de oito mil caminhões/dia circulam pela região em função das atividades portuárias.

Projeto

O terreno em Santos, possui 242 mil metros quadrados, e está localizado na Avenida Augusto Barata, do lado oposto ao terminal da BTP (Brasil Terminal Portuário). A área prevê a instalação de 530 vagas, além de serviços voltados às cargas e contêineres, direcionados à manutenção, certificação, transformação, locação, compra e venda de contêineres, contribuindo para a eficiência e sustentabilidade da cadeia logística.

O condomínio vai contar, também, com serviços voltados ao motorista e veículo, destinados à organização do fluxo de entrada e saída de caminhões e ao atendimento das demandas operacionais e de bem-estar dos condutores.

A localização do futuro condomínio visa atender o cluster de contêineres da margem direita do Porto de Santos, e, segundo a APS, será estratégico visando a operação do Tecon Santos 10.

Em Guarujá, a área total da cessão possui 163,1 metros quadrados, que será dividida entre um pátio regulador e uma área de serviços de apoio logístico. O espaço é conhecido dentro do Porto Organizado como Área Nº 41, no bairro Conceiçãozinha. O município do Guarujá, que abriga importantes terminais da margem esquerda do Porto de Santos, não possui nenhum pátio regulador.

O terreno será dividido em: Área A (norte): destinada à implantação de Pátio Regulador de Caminhões com 417 vagas e área total de 73.496 metros quadrados; e Área B (sul): destinada à serviços de apoio logístico, com área total de 89,6 mil metros quadrados e 50,2 mil metros quadrados de armazéns cobertos a serem explorados pelo cessionário.

Site Benews – 18/12/2025


Voltar