Santos Brasil anuncia nova fase de ampliação do Tecon Santos
Companhia vai construir nova sede administrativa e ampliar área para armazenamento de contêineres, buscando os 3 milhões de TEUs
O maior terminal de contêineres da América do Sul, o Tecon Santos, operado pela Santos Brasil, no Porto de Santos (SP), entrou em mais uma nova fase de obras, visando a ampliação da capacidade para contêineres. Para isso, o atual prédio administrativo será demolido – o que trará mais espaço na área de pátio. A meta é alcançar os 3 milhões de TEUs em capacidade até o final do ano que vem.
Segundo o diretor de Operações Portuárias da Santos Brasil, Marcelo Patrício, o projeto de ampliação do ativo começou em 2019 e foi realizado em etapas. O investimento total previsto para 2030 supera os R$ 3 bilhões, dos quais pouco mais de R$ 2 bilhões já foram aplicados em obras e aquisição de novos equipamentos.
“Essa fase de ampliação começou em 2019, quando tivemos a ampliação do berço em 220 metros, que entregamos em 2021, fazendo com que a Santos Brasil atingisse 1.510 metros de caís, sendo 1.200 metros para operação de contêineres e 310 metros dedicados a operação de navios Ro-Ro. Em seguida, fomos para a ampliação de pátio, ampliamos de 1,8 milhões de TEUs para 2,7 milhões de TEUs e vamos atingir a marca de 3 milhões com a derrubada desse prédio até o final de 2026”, detalhou.
Inicialmente, o planejamento da Santos Brasil indicava que o número de 3 milhões de TEUs em capacidade fosse alcançado somente em 2030. No entanto, a diretoria da companhia teve de se desdobrar para antecipar o planejamento e os investimentos, estimando que a marca seja alcançada com quatro anos de antecedência.
“As iniciativas já vinham de uma antecipação de planejamento dado ao volume e a demanda previamente existente, a essa necessidade do aumento de capacidade criada dentro do Tecon Santos. Tínhamos o planejamento de 3 milhões de TEUs para 2030, então essa demanda foi antecipada, automaticamente, junto com nossa alta gestão, a gente antecipou os investimentos para fazer esses 3 milhões no final de 2026”, explicou Evelyn Lima, diretora de Planejamento Operacional da Santos Brasil.
Novo prédio
O prédio administrativo atual ocupa uma área de 4 mil metros quadrados e se localiza bem no centro do pátio do terminal. Após a sua demolição, o espaço será incorporado ao pátio de contêineres, onde serão incrementados cerca de 137 mil TEUs por ano.
Segundo a Santos Brasil, a nova sede, que ficará localizada ao lado da portaria terrestre, receberá investimentos de cerca de R$ 72 milhões, com inauguração prevista para o segundo semestre de 2027. O novo prédio será totalmente modernizado e estará conectado aos planos de transição climática e temática ESG. A empresa aguarda processo de contratação da empresa responsável para poder iniciar a obra.
“Essa área passa a ter um novo formato, em um novo prédio de 5 mil metros quadrados, em uma área externa do terminal. É um prédio que possui um selo verde, que a gente chama de LEED (sistema global de classificação ambientalmente sustentável para edifícios), justamente dentro de uma proposta sustentável e poder atribuir maior qualidade no dia-dia dos nossos colaboradores”, disse Evelyn.
O novo prédio atenderá os requisitos da certificação LEED, como o uso de materiais sustentáveis, a exemplo da estrutura de aço leve, brises metálicas e vidros de controle solar para maior eficiência energética.
Equipamentos
Para 2026, a Santos Brasil receberá nos primeiros dias de janeiro dois novos portêineres (guindastes de cais) e oito RTGs (guindastes de pátio), que já estão a caminho do Brasil vindos da China. A aquisição dos equipamentos envolveram investimentos da ordem de R$ 300 milhões.
Os novos portêineres contam com a tecnologia TPS (Truck Position System), um sistema de posicionamento de carretas que define de forma precisa o local de parada dos veículos para as movimentações de embarque e descarga. Eles serão operados de forma remota, a partir do centro de operações do prédio administrativo.
Os novos RTGs se somarão às oito unidades elétricas já existentes e em operação no Tecon Santos. Tratam-se de modelos de última geração, que permitem a operação remota, iniciada no terminal no final de 2024, de forma pioneira no País. A Santos Brasil informou que 30 novos RTGs elétricos serão adquiridos nos próximos, substituindo os equipamentos movidos a diesel.
“Junto com essa ampliação, não somente área de cais, mas também com novos equipamentos. Estão chegando em 10 de janeiro mais dois portêineres, de operação remota, e mais oito RTGs elétricos, com esse mesmo nível de digitalização e de inovação”, comentou o diretor de Operações.
Operações
Para atender a demanda de alcançar 3 milhões de TEUS em capacidade até o final do ano que vem, a Santos Brasil já tem sua infraestrutura portuária modernizada para atender os navios New Panamax, de 366 metros. Com a atual configuração do cais e berços de atracação, o Tecon Santos terá capacidade para receber três atracações deste tipo de embarcação de forma simultânea.
“Lá em 2019, quando se pensou nesse projeto de ampliação, se previu isso, qual o tamanho de navio que vamos ter nos próximos 20 anos. E o navio de 366 metros era o que se pensava. É o maior navio permitido de entrada no Porto de Santos, então a Santos Brasil se preparou pensando nisso. Nossos três berços estão preparados para receber simultaneamente três navios de 366 metros, além, claro, de ter obviamente os guindastes necessários para operações, as equipes de trabalho e a retaguarda necessária para a operação. Tudo isso vem sendo construído desde 2019 sempre tentando antecipar capacidade à demanda”, finalizou Patrício.
Site Benews – 17/12/2025
