Um marco histórico para a infraestrutura portuária brasileira
Leilão do canal de acesso aos portos do Paraná inaugura nova era de investimentos, eficiência e competitividade no setor portuário nacional
Paranaguá - O Brasil vive um momento inédito em sua história logística com a realização do primeiro leilão de um canal de acesso aos portos no Paraná. O certame representa mais do que uma concessão, é um passo decisivo rumo à modernização da infraestrutura marítima nacional e à ampliação da competitividade do país no comércio internacional.
O leilão demonstrou a confiança do mercado na robustez do setor e na importância estratégica de Paranaguá e Antonina no sistema logístico do Cone Sul. O modelo de disputa pela menor tarifa de acesso garantiu não apenas competitividade, mas também previsibilidade e transparência, pilares essenciais para um ambiente de negócios saudável.
O Consórcio Canal da Galheta Dragagem (que inclui as empresas FTS Participações Societárias S.A., a Deme Concessions NV e a Deme Dredging NV) foi o vencedor do leilão de concessão do Canal de Acesso Aquaviário ao Porto de Paranaguá, realizado na Bolsa de Valores do Brasil, em São Paulo, a B3, nesta quarta-feira (22).
O leilão inédito no Brasil obteve R$ 276 milhões de lance de outorga e vai garantir mais R$ 1,2 bilhão em investimentos nos cinco primeiros anos, destinados à ampliação, manutenção e exploração do canal aquaviário, que possui 34,5 km de extensão e está localizado entre a entrada de navios ao lado da Ilha do Mel até o Porto de Antonina.
Os investimentos previstos, estimados em R$ 1,2 bilhão ao longo de 25 anos, vão muito além da dragagem e da ampliação física do canal. O concessionário terá a missão de aumentar o calado para 15,5 metros, possibilitando a atracação de embarcações de maior porte, o que impacta diretamente na produtividade e na redução de custos operacionais. Serão executadas também melhorias na bacia de evolução, na área de fundeio e na sinalização náutica, além de programas de monitoramento ambiental que asseguram a sustentabilidade da operação.
Trata-se de um projeto que coloca os portos de Paraná em um novo ambiente de eficiência e competitividade. Hoje, os portos já figuram entre os maiores do país em movimentação de cargas e segue se destacando pela eficiência operacional e pela excelência em gestão pública. Com a concessão do canal, o potencial de crescimento se amplia, atraindo novos investimentos e consolidando o papel dos portos paranaenses como hub logístico da América do Sul.
Antes do leilão, o projeto passou por um extenso Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), elaborado pelo Ministério de Portos e Aeroportos, pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e pela Portos do Paraná. O estudo analisou projeções de demanda, soluções de engenharia, modelagem financeira e aspectos ambientais, garantindo que a concessão fosse estruturada com base em critérios técnicos e de sustentabilidade. O modelo econômico-financeiro foi estruturado com regras rígidas de controle. Parte da receita da concessionária será depositada em uma conta de retenção, liberada apenas após a comprovação das obras de aprofundamento e manutenção. A arrendatária só passará a receber a tarifa completa da Inframar, e poderá solicitar ajustes gradativos, após cumprir o cronograma de melhorias estipulado no edital e no contrato de concessão.
O leilão simboliza, portanto, o início de uma nova era, a da integração entre o setor público e a iniciativa privada em favor de um sistema portuário moderno, sustentável e alinhado às exigências do comércio global. É um marco que merece ser celebrado não apenas por Paranaguá e Antonina, mas por todo o Brasil, que dá um passo firme em direção ao futuro da infraestrutura portuária.
Gestão Pública da Portos do Paraná é referência para o Brasil
Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, o modelo adotado em Paranaguá será referência para futuros leilões de canais de acesso em Santos (SP), Itajaí (SC), Bahia e Rio Grande (RS).
Áreas que serão beneficiadas
A concessionária terá que atuar em áreas externas (Alfa) e internas do canal, chamadas de Bravo 1 e 2, e áreas de manobras; as bacias de evolução (Charlie 1 e 3); os pontos de atracação (Charlie 2); e as áreas de fundeio, que são os locais de espera das embarcações para acessarem o cais.
Mais segurança e confiabilidade de navegação
A partir da concessão, o Porto de Paranaguá também passará a contar com um moderno sistema de gerenciamento de tráfego dos navios, o VTMIS (Vessel Traffic Management and Information System), ou Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações. O serviço garante a preservação da segurança da vida humana, das embarcações e do meio ambiente.
Outro ganho expressivo na instalação do VTMIS é o apoio ao trabalho dos práticos, profissionais responsáveis por conduzir os navios desde a entrada do canal até a atracação no cais. Sem contar que o processo passará a ser ainda mais ágil.
Paranaguá e Antonina avançam com força e visão de futuro. O leilão do Canal de Acesso transforma investimento em progresso e consolida os portos do Paraná entre os mais modernos do mundo.
Com informações da Portos do Paraná
Site da Folha do Litoral – 24/10/2025
