2026-07-20
Porto de Santos mantém protagonismo no escoamento do Centro-Oeste

Papel estratégico do complexo santista para o agronegócio será debatido durante o Centro-Oeste Export, na próxima semana, em Rio Verde (GO)

A principal porta de saída do comércio exterior brasileiro, o Porto de Santos (SP), desempenha papel fundamental no escoamento da produção, principalmente do agronegócio, oriunda do Centro-Oeste. O tema estará em debate na próxima semana durante o Centro-Oeste Export, fórum regional promovido pelo Grupo Brasil Export, que será realizado em Rio Verde (GO).

Dados da Autoridade Portuária de Santos (APS) mostram que mais de 50% de toda a movimentação do complexo santista é composta por cargas do agronegócio, grande parte proveniente das regiões produtoras do Centro-Oeste. Entre os principais produtos embarcados estão soja, milho, algodão, carnes bovina e de frango, açúcar e farelo de soja.

Em entrevista ao BE News, o diretor-presidente da APS, Anderson Pomini, destacou que a região integra a hinterlândia do Porto de Santos. “Os quatro estados do Centro-Oeste responderam por US$ 34,20 bilhões em transações comerciais e escoaram 64,22 milhões de toneladas pelo nosso cais em 2025. Isso representa 38,81%, quase quatro em cada dez toneladas, de todo o volume movimentado no complexo santista”, afirmou.

Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostram que, no início de 2026, os portos do Arco Norte passaram a receber uma parcela cada vez maior das cargas exportadas, especialmente soja e milho. Mesmo nesse cenário de diversificação logística, Santos mantém papel estratégico como principal corredor de exportação da produção do Centro-Oeste.

Segundo Pomini, o complexo santista continua sendo a principal porta de saída da produção da região graças à sua ampla conectividade com o mercado internacional e ao maior número de linhas marítimas regulares para destinos estratégicos, como China e Europa.

“Outro diferencial competitivo é a economia no frete de retorno. Além de exportar pelo nosso cais, a região também utilizou Santos para importar 4,21 milhões de toneladas, somando US$ 5,25 bilhões em produtos como adubos, fertilizantes, defensivos e maquinário agrícola. Assim, trens e caminhões que chegam ao litoral carregados não retornam vazios ao interior. Eles voltam transportando os insumos necessários para a safra seguinte”, analisou.

Melhorias em infraestrutura

O presidente da APS também destacou o pacote de investimentos em infraestrutura previsto para o complexo santista. A agenda contempla melhorias nos acessos rodoviários, novas conexões ferroviárias e o aprofundamento do canal de navegação.

“No modal ferroviário, destacamos a expansão e modernização da Ferrovia Interna do Porto de Santos (FIPS), que ampliará a capacidade de recepção dos trens que chegam do Centro-Oeste pelas malhas Norte e Central, garantindo mais agilidade na descarga direta de grãos, celulose e açúcar nos terminais especializados”, pontuou.

A Autoridade Portuária já contratou os serviços de derrocagem e dragagem para aprofundar o canal de navegação para 16 metros. “Com isso, os navios graneleiros poderão navegar com carga máxima durante uma janela operacional maior. Para o agronegócio, essa economia de escala reduz o custo do frete marítimo por tonelada exportada”, concluiu.

Centro-Oeste Export

O cenário logístico da produção agropecuária do Centro-Oeste e o papel dos portos no escoamento dessa produção estarão entre os temas do Centro-Oeste Export, realizado nos dias 23 e 24 de julho, em Rio Verde (GO). O painel discutirá a importância estratégica dos portos das regiões Sudeste e Nordeste, além dos investimentos em ampliação da capacidade dos terminais e dos corredores logísticos utilizados pelo agronegócio.

O debate contará com a participação de Beto Mendes, diretor de Operações da Autoridade Portuária de Santos; Bruno Cesar Brito, diretor-executivo do Grupo Agemar (SUA Graneis); Flávio Vieira, diretor-presidente da PortosRio; Rafael Hipólito, CFO da Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips); e Rui Lourenço, gerente comercial e de Desenvolvimento de Negócios da Santos Brasil.

Site: Be News – 20/07/2026


Voltar