2026-07-17
Porto Seco de Dionísio Cerqueira bate recorde de movimentação

Terminal catarinense teve alta de 22,4% no fluxo de caminhões em junho; movimento foi impulsionado por mudanças no desembaraço 

O Porto Seco de Dionísio Cerqueira (SC) registrou, em junho, o maior volume mensal de caminhões desde o início de suas operações. Administrada pela Multilog, a unidade recebeu 2.725 veículos, sendo 1.801 em operações de importação e 924 de exportação. O resultado representa alta de 22,4% em relação ao mesmo mês de 2025 e consolida o terminal como um dos principais corredores logísticos terrestres do comércio entre o Brasil e os países do Mercosul.

O desempenho também impulsionou os resultados do primeiro semestre. Entre janeiro e junho, passaram pelo porto seco 14.441 caminhões, crescimento de 11,1% na comparação com o mesmo período do ano passado. Desse total, 8.811 veículos realizaram operações de importação e 5.630 de exportação.

Segundo a Multilog, o avanço é resultado dos investimentos realizados na ampliação e modernização da infraestrutura da unidade, aliados ao aumento da demanda pelo corredor catarinense após mudanças na política tributária estadual.

Desde 9 de junho, empresas beneficiadas pelo Tratamento Tributário Diferenciado (TTD) passaram a cumprir uma exigência maior de desembaraço aduaneiro em Santa Catarina. O percentual mínimo de operações realizadas no Estado subiu de 30% para 50% nas importações terrestres provenientes de países do Mercosul, com exceção de Uruguai e Paraguai. A mudança ampliou o fluxo de caminhões no Porto Seco de Dionísio Cerqueira e reforçou a atratividade logística da região.

“O crescimento no fluxo de caminhões nos portos secos da Multilog no primeiro semestre de 2026 ocorreu pela intensificação das trocas comerciais no Mercosul, pelo forte desempenho do agronegócio e pela eficiência operacional, que atraiu maiores volumes de carga”, afirma o gerente-geral de Operações das Fronteiras da Multilog, Francisco Damilano.

Segundo ele, a expectativa é que o recorde seja superado novamente ao longo do segundo semestre, impulsionado pela consolidação das novas regras de importação.

Operações avançam nas fronteiras

O desempenho de Dionísio Cerqueira foi o principal destaque entre as cinco unidades alfandegadas administradas pela Multilog. No primeiro semestre de 2026, a companhia processou a entrada de 214.092 caminhões, volume 2,3% superior ao registrado no mesmo período de 2025.

O maior movimento continua concentrado no Porto Seco de Foz do Iguaçu (PR), considerado um dos principais hubs logísticos terrestres do Mercosul, que recebeu 101.585 caminhões, alta de 3,9% na comparação anual.

No Rio Grande do Sul, Santana do Livramento registrou crescimento de 16,9%, com 6.583 veículos, enquanto Jaguarão movimentou 17.269 caminhões, avanço de 3,7%. Já Uruguaiana contabilizou 74.214 operações, volume ligeiramente inferior ao observado no primeiro semestre de 2025.

Expectativa é de aceleração no segundo semestre

A Multilog projeta um ritmo ainda maior de crescimento para os próximos meses, período tradicionalmente marcado pelo aumento das exportações agrícolas e pela intensificação das importações destinadas ao abastecimento do varejo para a Black Friday e as vendas de fim de ano.

Além da sazonalidade, a companhia aposta na inauguração do novo Porto Seco de Foz do Iguaçu, prevista para dezembro, como um fator capaz de ampliar a capacidade operacional e aumentar a fluidez do transporte internacional de cargas na fronteira brasileira.

“A expectativa é de uma aceleração ainda mais intensa das operações de fronteira no segundo semestre, acompanhando o aumento da demanda logística e a ampliação da infraestrutura disponível”, conclui Damilano.

Site Benews – 17/07/2026


Voltar