Porto de Salvador registra movimentação histórica de navios graneleiros
Operação simultânea em todos os berços de carga marca primeira vez que terminal público atraca quatro graneleiros ao mesmo tempo
O Porto de Salvador registrou na última sexta-feira (17) uma movimentação inédita em sua história com quatro navios graneleiros atracados e descarregando simultaneamente. A operação marcou a primeira vez que todos os berços de carga do terminal público operaram ao mesmo tempo desde a fundação do porto.
A movimentação histórica resultou de investimentos da Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA) em infraestrutura e de operação coordenada com a Intermarítima e o Órgão Gestor de Mão-de-Obra dos Portos (Ogmo).
O presidente da CODEBA, Antonio Gobbo, relacionou a marca histórica à utilização de guindaste de terra que amplia dinâmica e produtividade do terminal. “Outro ponto importante a se destacar é a reativação do berço localizado em frente ao Armazém 5, que nunca havia sido utilizado. Todo esse trabalho articulado vem sendo possível, também, graças ao apoio das equipes que entenderam a importância de ampliar capacidade operacional do porto, para gerar mais trabalho, renda e desenvolvimento para o Estado da Bahia”, afirmou.
Os quatro navios graneleiros atracados no Porto de Salvador transportam cargas distintas. Três embarcações com bandeira das Ilhas Marshall descarregam trigo e fertilizantes. Um navio com bandeira do Panamá transporta carga de barrilha.
O trigo e os fertilizantes atendem demanda do mercado baiano e de estados vizinhos. A barrilha, carbonato de sódio usado na indústria de vidro, detergentes e produtos químicos, abastece o setor industrial da região.
A programação de navios nos portos administrados pela CODEBA pode ser consultada no site da Companhia. A transparência nas informações ainda permite que operadores logísticos planejem operações de recebimento de cargas.
Site Benews – 23/04/2026
