2026-03-04
Porto de São Sebastião projeta recorde em movimentação para 2026

Após movimentar 1,52 milhão de toneladas em 2024 e 1,44 milhão em 2025, administração estima que o volume pode chegar a até 1,6 milhão ao fim de 2026

O Porto de São Sebastião (SP) registrou em janeiro a maior movimentação de cargas da história para o mês e projeta encerrar 2026 com novo recorde anual. Foram 133,7 mil toneladas movimentadas, volume quase cinco vezes superior ao de janeiro de 2016, quando o terminal operou 28 mil toneladas. O resultado também supera com folga a média mensal registrada naquele ano, de 50,5 mil toneladas.

O desempenho consolida uma trajetória consistente de expansão ao longo da última década. Em 2016, o porto movimentou 606,7 mil toneladas no ano. O volume avançou gradualmente nos anos seguintes, alcançando 741,7 mil toneladas em 2019, antes de registrar aceleração mais expressiva no período recente.

Em 2024, o terminal atingiu 1,52 milhão de toneladas, o maior volume anual já registrado. Em 2025, foram 1,44 milhão, o segundo melhor resultado da série histórica. Com o início mais forte em 2026, a administração estima encerrar o ano com até 1,6 milhão de toneladas, patamar que poderá estabelecer um novo recorde anual.

A expansão coincide com o aumento da participação do porto na exportação de açúcar — principal produto movimentado no terminal — e de gado bovino.

Para o presidente da Companhia Docas de São Sebastião, Ernesto Sampaio, o desempenho reflete um ciclo de modernização e ganho de eficiência. “O resultado de janeiro confirma que estamos em um novo patamar operacional. Ampliamos a capacidade, aprimoramos processos e fortalecemos a relação com o setor exportador. O porto se consolidou como alternativa competitiva para o escoamento do agronegócio, especialmente do açúcar, e a expectativa é manter esse ritmo ao longo do ano”, afirmou.

Parte do crescimento registrado em janeiro está associada à conclusão da dragagem do berço de atracação, que ampliou a capacidade operacional e aumentou a frequência de navios. Também contribuiu a melhoria no acesso rodoviário, com a nova ligação direta à Rodovia dos Tamoios, já em funcionamento.

Site Benews – 04/03/2026


Voltar