2026-02-06
Julião destaca contribuição do Brasil Export no debate sobre internacionalização

CEO do Grupo participou do Fórum “Cabo Verde – Plataforma do Brasil para África”, que debateu oportunidades de cooperação econômica

O CEO do Grupo Brasil Export, Fabricio Julião, participou, nesta quinta-feira, 5, do Fórum Empresarial “Cabo Verde – Plataforma do Brasil para África”, que reforçou o papel estratégico do setor empresarial brasileiro na manutenção e ampliação das relações econômicas no cenário internacional. O evento foi realizado no âmbito da visita oficial do ministro de Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, José Luís do Livramento Monteiro Alves de Brito, e contou com o apoio institucional da Embaixada da República de Cabo Verde no Brasil.

O fórum reuniu autoridades diplomáticas, representantes governamentais, empresários e lideranças institucionais com o objetivo de debater oportunidades de cooperação econômica, comércio exterior, investimentos e parcerias estratégicas entre Brasil, Cabo Verde e países africanos. A proposta central do encontro foi posicionar Cabo Verde como um elo logístico, institucional e comercial entre o mercado brasileiro e a África, ressaltando a localização geográfica estratégica, estabilidade política e ambiente favorável aos negócios.

Fabricio Julião destacou a importância da contribuição do Grupo Brasil Export no debate sobre internacionalização de empresas brasileiras e integração com mercados emergentes. O evento ocorre um dia após a inauguração da Casa Brasil Export na capital federal, e o lançamento da agenda institucional do grupo para o ano de 2026 .

Julião enfatizou que é fundamental para a promoção do comércio exterior, a cooperação bi e multilateral, e a imagem do Brasil no cenário internacional, com foco na infraestrutura e logística – setores pujantes e de grande relevância no país, bem como outras áreas, entre elas a de energia.

O CEO citou ainda o diálogo entre o setor público e a iniciativa privada para a construção de uma agenda consistente de desenvolvimento econômico. Defendeu também o papel das empresas e das entidades de promoção comercial na identificação e construção de oportunidades, redução de barreiras e fortalecimento de ambientes de negócios mais confiáveis e competitivos.

O evento serviu como espaço para a troca de experiências e alinhamento de estratégias entre empresários brasileiros e representantes de Cabo Verde, com o reconhecimento da atuação do Grupo Brasil Export por fomentar conexões internacionais e apoiar a inserção de empresas nacionais no exterior.

“Essa participação no fórum empresarial integra uma agenda mais ampla de estímulo à cooperação internacional e à diversificação de mercados para o Brasil. Estamos engajados em atuar junto ao setor empresarial brasileiro em iniciativas que buscam aproximar economias, compartilhar conhecimento e impulsionar o desenvolvimento por meio do comércio exterior”, afirmou Fabrício Julião.

Para ele, o fórum empresarial se consolidou como ambiente estratégico de convergência entre diplomacia e negócios, sugerindo iniciativas para que Cabo Verde atue como um importante acesso do Brasil no continente africano.

Visita à Embaixada

Julião também realizou uma visita à Embaixada do Paraguai em Brasília, nesta quinta-feira (5). Ele foi recepcionado pelo embaixador Juan Ángel Delgadillo, diplomata de carreira e engajado em negociações bilaterais entre as duas nações do continente sul-americano. Em pauta o aperfeiçoamento da movimentação de cargas paraguaias em portos da região Sul e a organização de encontros para fomento ao diálogo entre agentes públicos e investidores privados.

Site Benews – 06/02/2026


Voltar