Grupo Brasil Export vai promover 14 fóruns ao longo de 2026
Encontros são realizados em todas as regiões do país, com especialistas e autoridades que debatem infraestrutura e soluções
O Grupo Brasil Export realizou nesta quarta-feira (4) em Brasília, a Solenidade de Lançamento do Calendário de Eventos 2026, em cerimônia que reuniu autoridades e representantes de diversos setores da infraestrutura brasileira, entre eles Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos; Tomé Franca, Secretário Executivo do Ministério de Portos e Aeroportos; Mauro Henrique Moreira Souza, Diretor Geral da Agência Nacional de Mineração (ANM); José Luis do Livramento, ministro de Negócios Estrangeiros das Comunidades do Governo de Cabo Verde, entre outros.
Mais cedo, ocorreu também a inauguração da Casa Brasil Export, nova sede do Grupo pensada para fortalecer o diálogo permanente entre os agentes do setor, com encontros e eventos que vão ocorrer ao longo do ano.
“Hoje é um dia importantíssimo para todo o Grupo Brasil Export”, celebrou o CEO do Grupo, Fabricio Julião. Em seu discurso, o executivo anunciou que este ano marca a expansão das atividades, com a entrada do setor de minas e energia na programação. “Esse diálogo vai expandir para outros setores. Nós teremos o setor de minas e energia participando ativamente de toda a nossa programação”, destacou.
Estão previstos para este ano 14 fóruns, realizados em diferentes regiões do país, com o objetivo de reunir especialistas, setores público e privado, empresários e autoridades de todos os segmentos da infraestrutura de transportes. Em novembro, acontece a missão internacional para o Japão.
BALANÇO 2025
Antes de apresentar a programação para o próximo ano, o CEO fez um balanço dos resultados alcançados em 2025, que demonstraram a consolidação do Grupo como importante plataforma de debate e articulação setorial.
Os números revelam mais de 3.400 participantes presenciais, 6.400 pessoas em todos os fóruns, 48 mil participantes online, quase 10 mil minutos de transmissão ao vivo, mais de 440 palestrantes, 390 mil usuários alcançados nas mídias sociais e mais de 100 painéis e debates realizados ao longo do ano.
“Temos ainda cerca de 750 conselheiros espalhados de norte a sul, nos conselhos temáticos, internacionais, e isso é motivo de orgulho para todos nós”, afirmou Julião.
PARCERIA COM PORTUGAL
Um dos grandes anúncios da noite foi a parceria entre o Grupo Brasil Export com o Jornal Público de Portugal, representado por João Pereira Vicente. A colaboração prevê troca de conteúdos e informações entre os dois veículos.
“Esta colaboração é, acima de tudo, uma parceria entre dois veículos que comungam da mesma forma de fazer o seu jornalismo. Ou seja, de uma forma isenta e que possibilita às pessoas a compreensão de todos os temas”, explicou Vicente.
O representante do jornal português destacou que a parceria se alinha ao projeto Público Brasil, lançado em 2024 para dar voz à comunidade brasileira em Portugal, que atualmente soma mais de um milhão de pessoas. “É um projeto que tem mostrado muito daquilo que o Brasil tem de bom”, afirmou.
Outra novidade apresentada foi o novo formato do Jornal Be News, que agora ganhou é Berliner (470 x 315), mais moderno e com novos conteúdos e artigos.
CALENDÁRIO 2026
O calendário de eventos de 2026 tem o primeiro evento marcado para 5 de março. “O ano da infraestrutura está começando agora”, brincou o CEO, ressaltando os desafios de montar uma programação em ano de Copa do Mundo e eleições.
Os eventos programados incluem:
o 5 de março – Pernambuco Export (FIEPE | Recife, PE)
o 19 e 20 de março – Norte Export (Uiara Amazon Resort | Manaus, AM)
o 9 e 10 de abril – Bahia Export (FIEB | Salvador, BA)
o 13 de abril – Brasil Tech Export (Arena B3 | São Paulo, SP)
o 15 de abril – Meeting Brasil-Japão (São Paulo, SP)
o 27 e 28 de abril – Rio de Janeiro Export (Rio de Janeiro, RJ)
o 14 e 15 de maio – Mercosul Export (Buenos Aires, Argentina)
o 28 e 29 de maio – Santos Export (Casa Grande Hotel Resort & SPA | Guarujá, SP)
o 8 e 9 de junho – Nordeste Export (Maceió, AL)
o 22 e 23 de junho – Tocantins Export (Palmas, TO)
o 23 e 24 de julho – Centro-Oeste Export (Rio Verde, GO)
o 13 e 14 de agosto – Sudeste Export (Vitória, ES)
o 17 e 18 de setembro – Sul Export (Foz do Iguaçu, PR)
o 6 a 8 de outubro – Fórum Nacional Brasil Export Infraestrutura | Minas e Energia (Brasilia, DF)
o 1 a 6 de novembro – Missão Internacional Brasil Export (Japão)
O CEO ainda enfatizou a importância da diversidade regional do calendário. “Visitar Rio Verde, Manaus e Maceió. Você passa a conhecer diversas realidades espalhadas pelo nosso Brasil”, ressaltando a oportunidade que os eventos proporcionam aos participantes de conhecerem diferentes realidades do país, principalmente relacionadas aos setores de infraestrutura.
Site Benews – 05/02/2026
