APS celebra acordo para criar corredor verde com o Porto de Valência
Objetivo é incentivar que a rota entre os portos sejam realizadas por navios que emitem menos carbono
No próximo dia 24 de novembro, a Autoridade Portuária de Santos (APS) vai celebrar um acordo com o Porto de Valência, na Espanha, para a criação de um corredor verde marítimo entre os complexos portuários. A solenidade ocorrerá na sede do porto europeu.
O diretor de Operações da APS, Beto Mendes, que estará representando o Porto de Santos, explica que a parceria está alinhada as estratégias da companhia voltadas para o meio ambiente. “O objetivo é que essa rota transatlântica possa ser feita com navios menos poluentes, buscando uma grande redução na emissão de carbono na nossa atmosfera”, disse o executivo, em entrevista ao BE News.
A Superintendência de Meio Ambiente da APS se juntou à diretoria da Operações da empresa, visando trabalhar no plano de descarbonização e de transição energética. Recentemente, a Autoridade Portuária firmou acordo com a Fundação Valenciaport. O contrato, prevê investimentos de R$ 3,28 milhões, com entrega dos estudos no prazo de 22 meses.
“Alcançamos a principal parte desse planejamento fazendo a contratação do parceiro, com amplo conhecimento, grande experiência na área, e fomos buscar a Fundação Valenciaport para que pudesse nos auxiliar nesse trabalho”, explicou Mendes.
Entre as iniciativas promovidas pela APS está o desconto tarifário a navios e terminais portuários que adotam práticas sustentáveis em suas operações. “A importância é dar o exemplo para o Brasil e o mundo, do compromisso que nosso país, e o Porto de Santos está inserido nisso, nesse processo com as questões ambientais. Tanto que foi implantado nas tarifas do porto, incentivos a navios e terminais em descontos pelas ações favoráveis ao meio ambiente”, comentou.
Rota verde para o suco de laranja
Paralelo ao acordo com o Porto de Valência, o Porto de Santos continua articulando novas parcerias para corredores marítimos verde com outros complexos portuários do mundo. Recentemente, a diretoria de Operações se reuniu com representantes do Porto de Roterdã, na Holanda.
“Tivemos uma reunião com uma delegação do Porto de Roterdã. Estamos trabalhando com a possibilidade de elaborar e construir uma parceria para que possamos implantar um corredor verde do transporte marítimo focado em suco de laranja”, finalizou Mendes.
Site Benews – 24/11/2025
