2025-11-13
Porto de Paranaguá aumenta calado e amplia capacidade de embarque

Com autorização para operar com 13,3 metros de profundidade, navios podem levar até 400 contêineres a mais por viagem

Os navios porta-contêineres estão saindo ainda mais carregados do Porto de Paranaguá após a autorização dos órgãos competentes para o aumento de calado, que passou de 12,8 para 13,3 metros nos berços 216 e 218.

A ampliação do calado foi aprovada pela Praticagem e pela Marinha do Brasil, e a liberação foi publicada na primeira semana de novembro pela Portos do Paraná, por meio da Portaria nº 224/2025 da Norma de Tráfego Marítimo e Permanência.

Estima-se que, com 50 centímetros a mais de calado, aproximadamente 400 TEUs — unidade equivalente a um contêiner de 20 pés ou seis metros de comprimento — adicionais de contêineres cheios possam ser transportados por navio. A medida representa uma vantagem competitiva para os operadores, que passam a movimentar mais carga sem acréscimo de custos.

As obras de derrocagem, concluídas no ano passado, e os investimentos contínuos em dragagem realizados pela empresa contribuem para os sucessivos avanços no aumento de calado.

“Com este aumento, queremos estimular a chegada de mega-navios, como os de 366 metros de comprimento, que poderão sair de Paranaguá ainda mais carregados”, afirma o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

Canal de acesso

Em outubro, foi realizado o leilão para a concessão do canal de acesso aos portos paranaenses. Entre as melhorias previstas está a ampliação do calado para 15,5 metros nos cinco primeiros anos da concessão, e a manutenção desse parâmetro até o final do contrato. O Consórcio Canal da Galheta Dragagem — formado pelas empresas FTS Participações Societárias S.A., Deme Concessions NV e Deme Dredging NV — foi o vencedor do leilão.

A concessão também prevê um desconto de 12,63% na taxa Inframar, paga pelas embarcações para acessar os portos. A arrendatária só passará a receber a tarifa completa — e poderá solicitar ajustes gradativos — após cumprir o cronograma de melhorias estipulado no edital e no contrato de concessão.

O consórcio terá ainda o compromisso de realizar estudos e levantamentos hidrográficos, dragagem, derrocagem, sinalização e outras ações de manutenção e modernização do canal de acesso ao Porto de Paranaguá. O investimento previsto é de R$ 1,23 bilhão, a ser executado nos cinco primeiros anos do contrato, que terá vigência de 25 anos.

Site Benews – 13/11/2025


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