Grupo Transbrasa apresenta projeto Santos + Vivo para o Porto de Santos
Proposta visa instalar um novo terminal de passageiros no Porto de Santos e três novos berços de atracação para cruzeiros
O vice-presidente do Grupo Transbrasa, Bayard Umbuzeiro Neto, fez uma apresentação a respeito do Santos + Vivo, futuro empreendimento turístico e marítimo que inclui o projeto de um segundo terminal de cruzeiros no Porto de Santos (SP). A proposta foi apresentada nesta terça-feira (28), durante a programação do Fórum Brasil Export, realizado em Brasília.
O Santos + Vivo prevê a construção de um waterfront (à beira-mar) que se estenderá em paralelo ao canal de navegação do complexo portuário, como se fosse uma ilha artificial a ser implantada no bairro da Ponta da Praia.
Há previsão de três berços de atracação para navios de cruzeiros, o terminal de passageiros, uma marina, um centro de convenções, um hotel, um shopping center e um prédio com escritórios. Os investimentos privados são da ordem de R$ 1,2 bilhão.
O projeto, sob o formato de um IPTur (Instalação Portuária de Turismo), teve sua adesão autorizada pelo Ministério de Portos e Aeroportos. Segundo Bayard, a aprovação do empreendimento foi a idealização de um grande sonho.
“É um projeto que vem amadurecendo nos últimos 20 anos, idealizado pelo presidente da Transbrasa, Bayard Umbuzeiro Filho, meu pai. É uma visão de empreendedorismo, de sustentabilidade e de total confiança no Brasil”, disse o vice-presidente da empresa.
O executivo afirmou que o futuro terminal vem para completar a alta demanda do segmento de cruzeiros no litoral de São Paulo. Em um estudo encomendado pela Fundação Getúlio Vargas, a projeção para os próximos dez anos é que o número de cruzeiristas por ano no Porto de Santos supere os 3 milhões. Na temporada 2023/2024, o Concais atingiu a marca de pouco mais de 1 milhão de passageiros.
Site Benews – 29/10/2025
