Operação desencalha navio chinês no Porto de Santos
Navio foi deslocado para o fundeadouro n° 6, local onde é possível ancorar de forma segura para aguardar inspeção
O navio graneleiro Shandong Xin Ze, que encalhou na entrada do canal do Porto de Santos (SP) no último dia 14, foi removido na manhã desta quarta-feira (17) e levado para o fundeadouro n° 6, local específico onde embarcações podem ancorar de forma segura enquanto aguardam avaliação.
Segundo informou a Autoridade Portuária de Santos (APS), às 11 horas foi implementado o plano de desencalhe preliminar, autorizado pela Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), e acompanhado pela companhia.
Segundo a APS, a operação envolveu a participação de quatro rebocadores, da empresa AWS, e também dos rebocadores Svitzer. O navio graneleiro chinês foi conduzido de forma segura ao fundeadouro, onde passará por inspeções técnicas por parte da Marinha do Brasil para avaliar as condições estruturais e de navegação.
A APS frisou que a operação de desencalhe não causou qualquer tipo de vazamento ou poluição ao ambiente marinho.
Incidente
O encalhe ocorreu no último domingo (14), quando a embarcação realizava uma manobra para entrar no complexo portuário santista.
O caso ocorreu com o navio Shandong Xin Ze, graneleiro da companhia chinesa Shandong Shipping Corporation. Conforme informações iniciais obtidas pela Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), a embarcação teria ficado sem propulsão durante a manobra de entrada.
A APS disse que o navio estava programado para atracar no Termag, na margem esquerda, para operação de descarga de fertilizantes, o que ainda não ocorreu até o momento.
Site Benews – 18/09/2025
