Porto Piauí e hidrovia do Parnaíba são apresentados ao banco do Brics
Governador esteve na China em busca de financiamento para obras de logística e infraestrutura no estado
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, esteve na sede do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), em Xangai, na China, para discutir o financiamento da Hidrovia do Rio Parnaíba e do Porto Piauí. A reunião contou com a participação da presidente da instituição, a ex-presidente do Brasil Dilma Rousseff, e fez parte da agenda oficial da missão internacional realizada na semana passada.
“Apresentamos ao Brics esses dois grandes projetos buscando financiamento e apoio para as iniciativas que vão impulsionar a logística, a economia e a inclusão social do nosso estado”, afirmou Fonteles.
O projeto da hidrovia tem como objetivo revitalizar a navegação no Rio Parnaíba, sobretudo na região de Uruçuí, conectando-a ao litoral até o Porto Piauí, em Luís Correia. A obra deve facilitar o escoamento da produção agrícola de soja, milho e algodão. Segundo informações do governo do Estado, já há R$ 1 bilhão assegurado para a iniciativa, valor oriundo da privatização da Eletrobras em 2022.
O Porto Piauí, inaugurado em dezembro de 2023, deve realizar neste ano a sua primeira exportação de minério de ferro. De acordo com o governador, a expectativa é ampliar a cooperação já existente com o NDB. “No Piauí, já temos parcerias de sucesso com o NBD, que, com o BNDES, financiou parques eólicos, fortalecendo nossa matriz renovável”, destacou.
Além da agenda com o banco, Fonteles assinou um memorando de entendimento com a empresa chinesa TBEA Group, voltado ao desenvolvimento de projetos de hidrogênio verde e à implantação de usinas fotovoltaicas. Também participou de encontros com as companhias de energia renovável SPIC e Envision Energy.
Site Benews – 16/09/2025
